Uso do aplicativo nearpod como recurso didático digital para o ensino de biologia
Muitos atrativos proporcionados pelos smartphones chamam a atenção dos jovens estudantes, que ficam encantados por toda essa tecnologia disponível. Diante desse contexto, o presente trabalho se propõe analisar e verificar a relevância e aplicabilidade do recurso didático digital, NEARPOD, como po...
Main Author: | MATIAS, Larissa Ketinny da Silva |
---|---|
Other Authors: | SILVA, Paulo André da |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28923 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Muitos atrativos proporcionados pelos smartphones chamam a atenção dos jovens estudantes,
que ficam encantados por toda essa tecnologia disponível. Diante desse contexto, o presente
trabalho se propõe analisar e verificar a relevância e aplicabilidade do recurso didático digital,
NEARPOD, como possível forma de atribuir funcionalidade pedagógica aos smartphones em
sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes e professores de três disciplinas do curso
de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto,
o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários contendo
afirmações e perguntas relacionadas ao uso de tecnologias móveis e a percepção ao utilizar o
aplicativo analisado. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o
aplicativo NEARPOD foi avaliado positivamente pelos estudantes e professores, trazendo uma
série de possibilidades no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto a pesquisa
demonstrou que é necessária a inclusão de recursos complementares considerando as
especificidades de cada disciplina ou área de conhecimento, facilitando ainda mais a didática
e a dinâmica proposta pelo professor. E principalmente é imprescindível que a instituição de
ensino ofereça as condições mínimas de estrutura tecnológica, para que o objetivo do
professor juntamente com o aplicativo seja alcançado. |
---|