Ciência em cordel: uma perspectiva literária para o ensino de evolução
A área de Evolução é considerada um eixo integrador na Biologia, contribuindo substancialmente para a compreensão de outras disciplinas neste campo. Todavia, em função de sua complexidade e abstração, a Evolução Biológica acaba não sendo tão bem entendida por estudantes e até mesmo por professore...
Main Author: | PEREIRA, Maria Gislaine |
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Other Authors: | ROHD, Cláudia |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28930 |
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Summary: |
A área de Evolução é considerada um eixo integrador na Biologia, contribuindo
substancialmente para a compreensão de outras disciplinas neste campo. Todavia, em função
de sua complexidade e abstração, a Evolução Biológica acaba não sendo tão bem entendida por
estudantes e até mesmo por professores, que optam por tratar superficialmente seus conteúdos.
Neste contexto, a literatura de cordel surge como um recurso auxiliador para as aulas de Evolução, facilitando seu compreendimento. O cordel possui características peculiares, como
as rimas, linguagem coloquial e versos curtos; é um recurso de baixo custo e versátil. Esta
pesquisa objetivou propor a literatura de cordel como um recurso pedagógico capaz de
estimular professores e estudantes na abordagem, discussões e reflexões acerca do ensino de
Evolução. Foi realizada uma abordagem qualitativa, com turmas do ensino médio da disciplina
de Biologia do terceiro ano de uma escola da cidade de Cumaru, Pernambuco, para auxiliar no
processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Evolução. O processo foi dividido em
quatro etapas. A primeira etapa consistiu na elaboração dos cordéis pela autora, sobre os
conteúdos de Origem da Vida; Teorias Evolutivas e Extinções. A segunda etapa foi ministrada
a aula com o cordel produzido acerca do conteúdo Teorias Evolutivas. Nesta etapa, antes das
aulas, houve um encontro para discutir sobre a literatura de cordel e deixar os estudantes
familiarizados com o gênero. A terceira etapa foi destinada a confecção e apresentação dos
cordéis pelos estudantes. Na quarta etapa se deu a aplicação de três questionários, para avaliar
a aula ministrada com o cordel, a experiência da sua elaboração e o conhecimento dos alunos
pelo conteúdo, respectivamente. Como resultado, foi evidente a pouca disseminação da
literatura de cordel em sala de aula. Contudo, foi perceptível o aproveitamento da aula mediante
o uso deste recurso didático, pois os estudantes não apenas gostaram da aula, como elaboraram
os cordéis, contribuindo para a compreensão e apropriação do assunto, o que foi evidenciado
pelo acerto de mais de 50% de todas as questões especificas que compuseram o terceiro
questionário. O uso da rima, da linguagem simples e de versos curtos, de acordo com as
respostas obtidas, foram os mais relatados pelos estudantes, como facilitadores da
aprendizagem. Desse modo, a literatura de cordel aplicada ao ensino de Evolução foi proveitosa
aos estudantes e rica em informações, caracterizando-se como um recurso eficiente para a
mediação das aulas desta área e o processo de construção pelos estudantes serviu para
consolidar ainda mais o conhecimento. |
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