Ciência em cordel: uma perspectiva literária para o ensino de evolução

A área de Evolução é considerada um eixo integrador na Biologia, contribuindo substancialmente para a compreensão de outras disciplinas neste campo. Todavia, em função de sua complexidade e abstração, a Evolução Biológica acaba não sendo tão bem entendida por estudantes e até mesmo por professore...

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Main Author: PEREIRA, Maria Gislaine
Other Authors: ROHD, Cláudia
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28930
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spelling ir-123456789-289302019-02-06T05:04:25Z Ciência em cordel: uma perspectiva literária para o ensino de evolução PEREIRA, Maria Gislaine ROHD, Cláudia SILVA, Paulo André da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537499Y8 Evolução Humana Estudo e Ensino Literatura de Cordel Recurso Didático ::Ciências Biológicas A área de Evolução é considerada um eixo integrador na Biologia, contribuindo substancialmente para a compreensão de outras disciplinas neste campo. Todavia, em função de sua complexidade e abstração, a Evolução Biológica acaba não sendo tão bem entendida por estudantes e até mesmo por professores, que optam por tratar superficialmente seus conteúdos. Neste contexto, a literatura de cordel surge como um recurso auxiliador para as aulas de Evolução, facilitando seu compreendimento. O cordel possui características peculiares, como as rimas, linguagem coloquial e versos curtos; é um recurso de baixo custo e versátil. Esta pesquisa objetivou propor a literatura de cordel como um recurso pedagógico capaz de estimular professores e estudantes na abordagem, discussões e reflexões acerca do ensino de Evolução. Foi realizada uma abordagem qualitativa, com turmas do ensino médio da disciplina de Biologia do terceiro ano de uma escola da cidade de Cumaru, Pernambuco, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Evolução. O processo foi dividido em quatro etapas. A primeira etapa consistiu na elaboração dos cordéis pela autora, sobre os conteúdos de Origem da Vida; Teorias Evolutivas e Extinções. A segunda etapa foi ministrada a aula com o cordel produzido acerca do conteúdo Teorias Evolutivas. Nesta etapa, antes das aulas, houve um encontro para discutir sobre a literatura de cordel e deixar os estudantes familiarizados com o gênero. A terceira etapa foi destinada a confecção e apresentação dos cordéis pelos estudantes. Na quarta etapa se deu a aplicação de três questionários, para avaliar a aula ministrada com o cordel, a experiência da sua elaboração e o conhecimento dos alunos pelo conteúdo, respectivamente. Como resultado, foi evidente a pouca disseminação da literatura de cordel em sala de aula. Contudo, foi perceptível o aproveitamento da aula mediante o uso deste recurso didático, pois os estudantes não apenas gostaram da aula, como elaboraram os cordéis, contribuindo para a compreensão e apropriação do assunto, o que foi evidenciado pelo acerto de mais de 50% de todas as questões especificas que compuseram o terceiro questionário. O uso da rima, da linguagem simples e de versos curtos, de acordo com as respostas obtidas, foram os mais relatados pelos estudantes, como facilitadores da aprendizagem. Desse modo, a literatura de cordel aplicada ao ensino de Evolução foi proveitosa aos estudantes e rica em informações, caracterizando-se como um recurso eficiente para a mediação das aulas desta área e o processo de construção pelos estudantes serviu para consolidar ainda mais o conhecimento. The area of evolution is considered an integrating axis in biology, contributing substantially to the understanding of other disciplines in this field. However, due to its complexity and abstraction, biological evolution is not well understood by students and even by teachers, who choose to treat their contents superficially. In this context, the cordel literature appears as a resource for the evolution classes, facilitating their understanding. The cordel has peculiar characteristics, such as rhymes, colloquial language and short verses, besides being a resource of low cost and versatile. This research aimed to propose cordel literature as a pedagogical resource capable of stimulating teachers and students in the approach, discussions and reflections about Evolution teaching. A qualitative approach was carried out with high school classes of the third year biology discipline of a school in the Cumaru city, Pernambuco, to assist in the teaching and learning process of Evolution contents. The process was divided into four stages. The first stage consisted in the elaboration of the cordels by the author, on the contents of Origin of the Life, Evolutionary Theories and Extinctions. The second stage was given the lesson with the cordel produced on the content Theory Evolution. At this stage, before the classes, there was a meeting to discuss the cordel literature and to let the students familiar with the genre. The goal of third stage was the students make and present the cordels. In the fourth stage, three questionnaires were applied, to evaluate the lesson taught with the cordel, the experience of its elaboration and the students' knowledge of the content, respectively. As a result, the limited dissemination of cordel literature in the classroom was evident. However, it was noticeable to take advantage of the lesson through the use of this didactic resource, since the students not only liked the lesson, they elaborated the cordels, contributing to the understanding and appropriation of the subject, which was evidenced by the success of more than 50% of all the specific questions that made up the third questionnaire. The use of rhyme, simple language and short verses, according to the answers obtained, were the most reported by students as facilitators of learning. Thus, cordel literature applied to Evolution teaching was fruitful to students and rich in information, characterizing itself as an efficient resource for the mediation of classes in this area and the process of construction by students served to further consolidate knowledge. 2019-02-05T12:33:59Z 2019-02-05T12:33:59Z 2018-11-23 2019-02-05 bachelorThesis PEREIRA, M. G. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28930 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 53 p.
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PEREIRA, Maria Gislaine
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