O QR code e outros recursos do smartphone como ferramenta na abordagem de conteúdos do filo artropoda
O presente trabalho teve como objetivo verificar a contribuição dos aplicativos e Smartphones na aprendizagem de conteúdo do Filo Arthopoda. Os alunos apresentam dificuldades em compreender alguns conteúdos sobre os artrópodes por apresentar termos científicos complexos e por ser um conteúdo de d...
Main Author: | SILVA, Natalia Maria da |
---|---|
Other Authors: | NEVES, Ricardo Ferreira das |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28933 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O presente trabalho teve como objetivo verificar a contribuição dos aplicativos e
Smartphones na aprendizagem de conteúdo do Filo Arthopoda. Os alunos
apresentam dificuldades em compreender alguns conteúdos sobre os artrópodes por
apresentar termos científicos complexos e por ser um conteúdo de difícil abordagem
pelo professor. A utilização de smartphones na sala de aula surgiu como uma
estratégia para utilizar o aplicativo do celular QR code como ferramenta na
abordagem dos conteúdos de Zoologia. A pesquisa de cunho qualitativo foi usada
uma Sequência Didática, durante a leitura e aplicação dos códigos propostos e
foram distribuídos no pátio da escola, propondo aos alunos desafios a serem
realizados sobre os artrópodes. O jogo foi usado como uma ferramenta de mediação
dos conhecimentos adquiridos na sala e no cotidiano dos alunos, cujos grupos
respondiam o que foi pedido acerca desses animais. Os resultados apontaram
dificuldades em realização das atividades devido ao curto espaço de tempo, com
menor preferência em produção audiovisual. No delineamento metodológico deve
ser realizada em um espaço de tempo compatível a proposta alçada, evitando
comprometer a atividade. Também, fomentar atividades que exijam dos alunos
maiores engajamentos, no que tange a produzir materiais. |
---|