Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros

As vertiginosas mudanças na conjuntura social têm posto em reflexão, de maneira contundente, os aspectos relacionados a formação profissional em enfermagem. Assim, esta discussão surge mediante a necessidade de considerar os fatores que são próprios do trabalho em saúde, tais como a relação intrínse...

Full description

Main Author: OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva
Other Authors: RODRIGUES, Kátia Calligaris
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29443
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-29443
recordtype dspace
spelling ir-123456789-294432019-10-26T02:38:08Z Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva RODRIGUES, Kátia Calligaris FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira http://lattes.cnpq.br/3412477733261749 http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 Ensino superior (Caruaru-PE) Enfermagem – Estudo e ensino (Caruaru-PE) Aprendizagem Ensino - Metodologia Prática profissional Avaliação educacional (Caruaru-PE) As vertiginosas mudanças na conjuntura social têm posto em reflexão, de maneira contundente, os aspectos relacionados a formação profissional em enfermagem. Assim, esta discussão surge mediante a necessidade de considerar os fatores que são próprios do trabalho em saúde, tais como a relação intrínseca entre as atividades práticas e a teoria, o cuidado holístico, crítico e humanizado, visto que estes elementos são essenciais para o apropriado exercício profissional. Nesta vertente, o trabalho objetivou investigar a percepção dos docentes do curso de graduação em enfermagem sobre a utilização e contribuição das metodologias ativas da aprendizagem no processo de formação e desenvolvimento do profissional enfermeiro. Trata-se de um estudo de natureza quali-quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizado em um Centro Universitário do Agreste Pernambucano. Esta investigação foi composta por duas etapas: na primeira, foi utilizado um questionário do tipo Likert com intuito de analisar as práticas pedagógicas efetivadas pelos docentes do curso de enfermagem; na segunda, foram realizadas entrevistas com alguns docentes, na perspectiva de aprofundar questões inerentes a etapa 1. Os dados quantitativos foram avaliados descritivamente e apresentados em tabelas e quadros com as frequências relativas e absolutas. Para apreciação dos dados qualitativos, foi realizada análise de conteúdo, com base no referencial teórico proposto por Minayo e Franco. Os resultados demonstraram que os docentes compreendem a relevância das mesmas para a formação em enfermagem, entretanto evidenciamos não haver um planejamento de um ensino ativo, pelo professor, demonstrando afinidade com a transmissão de conteúdos. Os dados apontam na direção de certa fragilidade nas práticas de planejamento, seleção de estratégias e métodos de avaliação declarados pelos docentes, corroborando a importância da atitude reflexiva constante no campo da docência em enfermagem. As vertiginous changes in the social conjuncture have put in a forceful reflection the aspects related to professional training in nursing. Thus, this discussion arose through the needs to consider the factors that are proper to health work, such as an intrinsic relationship between practical activities and theory, holistic, critical and humanized care, since these elements have been essential for an appropriate exercise professional. In this section, this study aimed to investigate the professors' perception of the nursing undergraduate course on the use and contribution of the active learning methodologies in the training and development process of the nursing professional. This is a qualitative and quantitative study of an exploratory-descriptive nature, which wascarried out at a University Center of Agreste Pernambucano. This research was structured of two stages, the first one that the Likert-type questionnaire was used without analyzing the pedagogical practices carried out by professors of the nursing course, in the second moment, we conducted interviews with some professors were carried out, in order to deepen the questions inherent to the stage 1. The quantitative data were evaluated descriptively oriented, being published in tables with the related and absolute frequencies. Analyzing the qualitative data was completed content performed according the theoretical framework proposed by Minayo and Franco. The results show that teachers understand their relevance to nursing education, however, there is no active teaching planning by the teacher, demonstrating affinity with a content transmission. The data are presented in the direction of a certain fragility in the practices of planning, selection of strategies and evaluation methods declared by teachers, corroborating the importance of the constant reflective attitude in the field of teaching in nursing. 2019-02-25T22:13:20Z 2019-02-25T22:13:20Z 2017-10-20 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29443 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Ensino superior (Caruaru-PE)
Enfermagem – Estudo e ensino (Caruaru-PE)
Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Prática profissional
Avaliação educacional (Caruaru-PE)
spellingShingle Ensino superior (Caruaru-PE)
Enfermagem – Estudo e ensino (Caruaru-PE)
Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Prática profissional
Avaliação educacional (Caruaru-PE)
OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva
Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros
description As vertiginosas mudanças na conjuntura social têm posto em reflexão, de maneira contundente, os aspectos relacionados a formação profissional em enfermagem. Assim, esta discussão surge mediante a necessidade de considerar os fatores que são próprios do trabalho em saúde, tais como a relação intrínseca entre as atividades práticas e a teoria, o cuidado holístico, crítico e humanizado, visto que estes elementos são essenciais para o apropriado exercício profissional. Nesta vertente, o trabalho objetivou investigar a percepção dos docentes do curso de graduação em enfermagem sobre a utilização e contribuição das metodologias ativas da aprendizagem no processo de formação e desenvolvimento do profissional enfermeiro. Trata-se de um estudo de natureza quali-quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizado em um Centro Universitário do Agreste Pernambucano. Esta investigação foi composta por duas etapas: na primeira, foi utilizado um questionário do tipo Likert com intuito de analisar as práticas pedagógicas efetivadas pelos docentes do curso de enfermagem; na segunda, foram realizadas entrevistas com alguns docentes, na perspectiva de aprofundar questões inerentes a etapa 1. Os dados quantitativos foram avaliados descritivamente e apresentados em tabelas e quadros com as frequências relativas e absolutas. Para apreciação dos dados qualitativos, foi realizada análise de conteúdo, com base no referencial teórico proposto por Minayo e Franco. Os resultados demonstraram que os docentes compreendem a relevância das mesmas para a formação em enfermagem, entretanto evidenciamos não haver um planejamento de um ensino ativo, pelo professor, demonstrando afinidade com a transmissão de conteúdos. Os dados apontam na direção de certa fragilidade nas práticas de planejamento, seleção de estratégias e métodos de avaliação declarados pelos docentes, corroborando a importância da atitude reflexiva constante no campo da docência em enfermagem.
author2 RODRIGUES, Kátia Calligaris
format masterThesis
author OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva
author_sort OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva
title Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros
title_short Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros
title_full Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros
title_fullStr Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros
title_full_unstemmed Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros
title_sort concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas: um enfoque na formação de enfermeiros
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29443
_version_ 1648654729799008256
score 13.657419