O livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador

Este trabalho tem como objetivo principal analisar o comportamento das crianças diante do primeiro contato com um livro-brinquedo e verificar se é necessária a presença de um mediador para realizar uma ponte entre o livro e a criança. Inicialmente, será feita uma contextualização sobre a história da...

Full description

Main Author: Pires, Francisca Layany de Sousa
Other Authors: Pajeú, Hélio Márcio
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30569
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Este trabalho tem como objetivo principal analisar o comportamento das crianças diante do primeiro contato com um livro-brinquedo e verificar se é necessária a presença de um mediador para realizar uma ponte entre o livro e a criança. Inicialmente, será feita uma contextualização sobre a história da literatura infantil, como surgiu, seus principais colaboradores, qual o papel que as editoras desempenharam para o surgimento do livro infantil até chegar ao que se tornou o mercado editorial do livro infantil brasileiro. Além de fazer uma reflexão sobre a importância da leitura na infância, o que está sendo feito para que cada vez mais as crianças tenham mais contato com o objeto livro e qual o papel do mediador de leitura nessa fase de formação de um leitor. Utilizaram-se três metodologias: o estudo de caso, a metanarrativa e a etnometodologia. Como resultado dos experimentos realizados, obtiveram-se padrões de comportamento bem semelhantes entre as crianças observadas, concluindo-se sobre a importância de haver um mediador de leitura presente no momento desse primeiro contato.