O livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador
Este trabalho tem como objetivo principal analisar o comportamento das crianças diante do primeiro contato com um livro-brinquedo e verificar se é necessária a presença de um mediador para realizar uma ponte entre o livro e a criança. Inicialmente, será feita uma contextualização sobre a história da...
Main Author: | Pires, Francisca Layany de Sousa |
---|---|
Other Authors: | Pajeú, Hélio Márcio |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30569 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-30569 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-305692019-05-10T05:04:15Z O livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador Pires, Francisca Layany de Sousa Pajeú, Hélio Márcio http://lattes.cnpq.br/1483750169047328 Livro-brinquedo Literatura infantil Mediador de leitura Livro infantil e juvenil ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação Este trabalho tem como objetivo principal analisar o comportamento das crianças diante do primeiro contato com um livro-brinquedo e verificar se é necessária a presença de um mediador para realizar uma ponte entre o livro e a criança. Inicialmente, será feita uma contextualização sobre a história da literatura infantil, como surgiu, seus principais colaboradores, qual o papel que as editoras desempenharam para o surgimento do livro infantil até chegar ao que se tornou o mercado editorial do livro infantil brasileiro. Além de fazer uma reflexão sobre a importância da leitura na infância, o que está sendo feito para que cada vez mais as crianças tenham mais contato com o objeto livro e qual o papel do mediador de leitura nessa fase de formação de um leitor. Utilizaram-se três metodologias: o estudo de caso, a metanarrativa e a etnometodologia. Como resultado dos experimentos realizados, obtiveram-se padrões de comportamento bem semelhantes entre as crianças observadas, concluindo-se sobre a importância de haver um mediador de leitura presente no momento desse primeiro contato. The main objective of this work is to analyze children's behavior in the first contact with a toy book and to see if the presence of a mediator is necessary to bridge the gap between the book and the child. Let's start by bringing a contextualization about the history of children's literature, as it emerged and its main collaborators, what role publishers played in the birth of the children's book until we reached what became the publishing market for Brazilian children's books. In addition to reflecting on the importance of reading in childhood, what is being done so that more and more children will have more contact with the book object and what role the reading mediator in this stage of formation of a reader. Three methodologies were used: the case study, the metonarrative and the ethnomethodology. As a result of the experiments performed, we obtained very similar patterns of behavior among the children observed, thus obtaining the conclusion of the importance of having a reading mediator present at the time of this first contact. 2019-05-09T22:36:46Z 2019-05-09T22:36:46Z 2017-12-14 2019-05-09 bachelorThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30569 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 61p. |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Livro-brinquedo Literatura infantil Mediador de leitura Livro infantil e juvenil ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação |
spellingShingle |
Livro-brinquedo Literatura infantil Mediador de leitura Livro infantil e juvenil ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação Pires, Francisca Layany de Sousa O livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal analisar o comportamento das crianças diante do primeiro contato com um livro-brinquedo e verificar se é necessária a presença de um mediador para realizar uma ponte entre o livro e a criança. Inicialmente, será feita uma contextualização sobre a história da literatura infantil, como surgiu, seus principais colaboradores, qual o papel que as editoras desempenharam para o surgimento do livro infantil até chegar ao que se tornou o mercado editorial do livro infantil brasileiro. Além de fazer uma reflexão sobre a importância da leitura na infância, o que está sendo feito para que cada vez mais as crianças tenham mais contato com o objeto livro e qual o papel do mediador de leitura nessa fase de formação de um leitor. Utilizaram-se três metodologias: o estudo de caso, a metanarrativa e a etnometodologia. Como resultado dos experimentos realizados, obtiveram-se padrões de comportamento bem semelhantes entre as crianças observadas, concluindo-se sobre a importância de haver um mediador de leitura presente no momento desse primeiro contato. |
author2 |
Pajeú, Hélio Márcio |
format |
bachelorThesis |
author |
Pires, Francisca Layany de Sousa |
author_sort |
Pires, Francisca Layany de Sousa |
title |
O livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador |
title_short |
O livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador |
title_full |
O livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador |
title_fullStr |
O livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador |
title_full_unstemmed |
O livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador |
title_sort |
o livro-brinquedo: o interesse da criança e a necessidade de um mediador |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30569 |
_version_ |
1641987698676727808 |
score |
13.657419 |