Construção das identidades profissionais dos professores formadores das licenciaturas em Ciências Sociais
Em 2008 a Sociologia é reintroduzida no Ensino Médio requerendo formação em nível superior de seus professores o que põe para as IES (Instituições de Educação Superior), a responsabilidade de concretizar os objetivos da Lei. Estas novas exigências profissionais trazem consequências diretas para o pr...
Main Author: | LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de |
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Other Authors: | WEBER, Silke |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31841 |
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Summary: |
Em 2008 a Sociologia é reintroduzida no Ensino Médio requerendo formação em nível superior de seus professores o que põe para as IES (Instituições de Educação Superior), a responsabilidade de concretizar os objetivos da Lei. Estas novas exigências profissionais trazem consequências diretas para o processo de formação que ocorre nessas instituições. Ou seja, será exigido muito mais dos cursos de formação e consequentemente, dos professores formadores, uma vez que estes têm papel fundamental na formação dos futuros professores de Sociologia da Educação Básica. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar os elementos que compõem a identidade profissional do professor formador que ministra aulas nas licenciaturas em Ciências Sociais/Sociologia. Considera-se que o ofício desse professor é respaldado na compreensão das dimensões individuais e coletivas da aprendizagem inseridas em contextos que se modificam social e historicamente e que não se relaciona apenas à formação do outro, mas à formação de si mesmo envolvendo um processo contínuo de autoformação. Para tanto, foram analisadas entrevistas realizadas com professores da referida licenciatura de três IES distintas, bem como examinados documentos oficiais que regem tais cursos. A análise do discurso procedida indica que existem divergências entre os discursos que constituem tais documentos, quanto à importância da associação entre conhecimentos específicos e pedagógicos para a constituição da identidade profissional do professor e a ausência dessa articulação nas formações. Além disso, a dicotomia entre ensino e pesquisa, se reflete na construção identitária docente e contribui para uma cisão entre ser professor e ser pesquisador, revelando a não compreensão das especificidades da formação na licenciatura. |
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