Construção das identidades profissionais dos professores formadores das licenciaturas em Ciências Sociais
Em 2008 a Sociologia é reintroduzida no Ensino Médio requerendo formação em nível superior de seus professores o que põe para as IES (Instituições de Educação Superior), a responsabilidade de concretizar os objetivos da Lei. Estas novas exigências profissionais trazem consequências diretas para o pr...
Main Author: | LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de |
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Other Authors: | WEBER, Silke |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31841 |
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ir-123456789-318412019-10-26T06:12:40Z Construção das identidades profissionais dos professores formadores das licenciaturas em Ciências Sociais LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de WEBER, Silke ALENCAR, Rosane http://lattes.cnpq.br/0014612342901001 http://lattes.cnpq.br/2168457966116912 Sociologia Professores – Formação Sociologia (Ensino médio) Formação profissional Identidade profissional Formação docente Em 2008 a Sociologia é reintroduzida no Ensino Médio requerendo formação em nível superior de seus professores o que põe para as IES (Instituições de Educação Superior), a responsabilidade de concretizar os objetivos da Lei. Estas novas exigências profissionais trazem consequências diretas para o processo de formação que ocorre nessas instituições. Ou seja, será exigido muito mais dos cursos de formação e consequentemente, dos professores formadores, uma vez que estes têm papel fundamental na formação dos futuros professores de Sociologia da Educação Básica. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar os elementos que compõem a identidade profissional do professor formador que ministra aulas nas licenciaturas em Ciências Sociais/Sociologia. Considera-se que o ofício desse professor é respaldado na compreensão das dimensões individuais e coletivas da aprendizagem inseridas em contextos que se modificam social e historicamente e que não se relaciona apenas à formação do outro, mas à formação de si mesmo envolvendo um processo contínuo de autoformação. Para tanto, foram analisadas entrevistas realizadas com professores da referida licenciatura de três IES distintas, bem como examinados documentos oficiais que regem tais cursos. A análise do discurso procedida indica que existem divergências entre os discursos que constituem tais documentos, quanto à importância da associação entre conhecimentos específicos e pedagógicos para a constituição da identidade profissional do professor e a ausência dessa articulação nas formações. Além disso, a dicotomia entre ensino e pesquisa, se reflete na construção identitária docente e contribui para uma cisão entre ser professor e ser pesquisador, revelando a não compreensão das especificidades da formação na licenciatura. CAPES In 2008, Sociology is reintroduced into the High School system, requiring higher education of its teachers, which places HEIs (Higher Education Institutions) in charge of fulfilling the objectives of the Law. These new professional demands have direct consequences for the training process that takes place in these institutions. In other words, much more will be required of the graduation courses and, consequently, of the teachers training, since these ones will have a fundamental role in the future for the teachers of Sociology of Basic Education training. Thus, the general objective of this research is to investigate the elements that build up the professional identity of the training teacher who teaches classes in Social Sciences / Sociology. It is considered that the work of this teacher is supported by the understanding of the individual and collective dimensions of learning inserted in contexts that change socially and historically and that is not related only to the formation of the other, but to the formation of oneself involving a continuous process of self-training. For that, there were analyzed some teacher interviews with the mentioned degree from three different HEIs, as well as there were verified some official documents that govern such courses. The discourse analysis shows that there are differences between the discourses which consist in such documents, the importance of the association between specific and pedagogical knowledge for the constitution of the teacher´s professional identity and the absence of this articulation in the formations. In addition, the dichotomy between teaching and research is reflected in the teacher identity construction and that contributes to a split between being a teacher and being a researcher, revealing a lack of understandings of the specificities of undergraduate education. 2019-08-15T20:05:08Z 2019-08-15T20:05:08Z 2017-03-14 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31841 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Sociologia |
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Sociologia Professores – Formação Sociologia (Ensino médio) Formação profissional Identidade profissional Formação docente |
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Sociologia Professores – Formação Sociologia (Ensino médio) Formação profissional Identidade profissional Formação docente LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de Construção das identidades profissionais dos professores formadores das licenciaturas em Ciências Sociais |
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Em 2008 a Sociologia é reintroduzida no Ensino Médio requerendo formação em nível superior de seus professores o que põe para as IES (Instituições de Educação Superior), a responsabilidade de concretizar os objetivos da Lei. Estas novas exigências profissionais trazem consequências diretas para o processo de formação que ocorre nessas instituições. Ou seja, será exigido muito mais dos cursos de formação e consequentemente, dos professores formadores, uma vez que estes têm papel fundamental na formação dos futuros professores de Sociologia da Educação Básica. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar os elementos que compõem a identidade profissional do professor formador que ministra aulas nas licenciaturas em Ciências Sociais/Sociologia. Considera-se que o ofício desse professor é respaldado na compreensão das dimensões individuais e coletivas da aprendizagem inseridas em contextos que se modificam social e historicamente e que não se relaciona apenas à formação do outro, mas à formação de si mesmo envolvendo um processo contínuo de autoformação. Para tanto, foram analisadas entrevistas realizadas com professores da referida licenciatura de três IES distintas, bem como examinados documentos oficiais que regem tais cursos. A análise do discurso procedida indica que existem divergências entre os discursos que constituem tais documentos, quanto à importância da associação entre conhecimentos específicos e pedagógicos para a constituição da identidade profissional do professor e a ausência dessa articulação nas formações. Além disso, a dicotomia entre ensino e pesquisa, se reflete na construção identitária docente e contribui para uma cisão entre ser professor e ser pesquisador, revelando a não compreensão das especificidades da formação na licenciatura. |
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