Processo de construção e implementação do estágio curricular interprofissional na graduação em saúde

O modelo de formação superior dos profissionais de saúde no Brasil acontece hegemonicamente de forma uniprofissional. No mundo, o ensino em saúde passou por reformas saindo de modelos reducionistas para transformadores no qual a Educação Interprofissional (EIP) é reconhecida como potencial na reorie...

Full description

Main Author: LIMA, Ana Wládia Silva de
Other Authors: LIMA, Luciane Soares de
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32484
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Summary: O modelo de formação superior dos profissionais de saúde no Brasil acontece hegemonicamente de forma uniprofissional. No mundo, o ensino em saúde passou por reformas saindo de modelos reducionistas para transformadores no qual a Educação Interprofissional (EIP) é reconhecida como potencial na reorientação desse modelo de formação, objetivando desenvolver competências para o trabalho em equipe interprofissional. Objetivou-se analisar o processo de construção, implementação e desdobramentos da proposta do Estágio Curricular Interprofissional (ECIP) dos cursos de graduação em saúde do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE). Estudo qualitativo, desenvolvido por meio da pesquisa-intervenção, envolvendo os cursos de (Bacharelado em Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Saúde Coletiva e Licenciatura em Ciências Biológicas) do CAV/UFPE, em atividades interprofissionais desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família e na escola de ensino básico do bairro do Cajueiro no município da Vitória de Santo Antão – PE. Participaram 28 discentes de graduação e cinco docentes do CAV/UFPE, seis profissionais de saúde e 11 docentes da escola municipal no período de junho de 2016 a junho de 2018. O estudo desenvolveu-se em dois momentos: I. A construção do ECIP; II. A implementação do ECIP nos cenários de prática. Os dados foram produzidos em reuniões, oficinas e grupos focais e apreendidos por meio da observação participante com registro em diário de campo e gravação em dispositivo móvel e analisados à luz do referencial teórico da formação em saúde, da educação interprofissional e dos princípios, domínios e competências do Interprofessional Education Collaborative (IPEC) e metodológico da pesquisa-intervenção e compreensiva da hermenêutica dialética. O ECIP foi construído e implementado com a implicação dos atores envolvidos e a superação de limitações organizacionais e políticas. A experiência do ECIP favoreceu aos discentes o desenvolvimento e a manifestação de conhecimentos, atitudes e habilidades que forjaram competências colaborativas para o trabalho em equipe interprofissional. O ECIP dos cursos de graduação em saúde do CAV/UFPE é possível e promoveu nos discentes o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe interprofissional.