Processo de construção e implementação do estágio curricular interprofissional na graduação em saúde

O modelo de formação superior dos profissionais de saúde no Brasil acontece hegemonicamente de forma uniprofissional. No mundo, o ensino em saúde passou por reformas saindo de modelos reducionistas para transformadores no qual a Educação Interprofissional (EIP) é reconhecida como potencial na reorie...

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Main Author: LIMA, Ana Wládia Silva de
Other Authors: LIMA, Luciane Soares de
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32484
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spelling ir-123456789-324842019-09-11T05:03:04Z Processo de construção e implementação do estágio curricular interprofissional na graduação em saúde LIMA, Ana Wládia Silva de LIMA, Luciane Soares de CORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor http://lattes.cnpq.br/3037344145944238 http://lattes.cnpq.br/9412071335524619 Ensino superior Relações interprofissionais Competência profissional Estratégia de saúde da família Ensino básico O modelo de formação superior dos profissionais de saúde no Brasil acontece hegemonicamente de forma uniprofissional. No mundo, o ensino em saúde passou por reformas saindo de modelos reducionistas para transformadores no qual a Educação Interprofissional (EIP) é reconhecida como potencial na reorientação desse modelo de formação, objetivando desenvolver competências para o trabalho em equipe interprofissional. Objetivou-se analisar o processo de construção, implementação e desdobramentos da proposta do Estágio Curricular Interprofissional (ECIP) dos cursos de graduação em saúde do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE). Estudo qualitativo, desenvolvido por meio da pesquisa-intervenção, envolvendo os cursos de (Bacharelado em Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Saúde Coletiva e Licenciatura em Ciências Biológicas) do CAV/UFPE, em atividades interprofissionais desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família e na escola de ensino básico do bairro do Cajueiro no município da Vitória de Santo Antão – PE. Participaram 28 discentes de graduação e cinco docentes do CAV/UFPE, seis profissionais de saúde e 11 docentes da escola municipal no período de junho de 2016 a junho de 2018. O estudo desenvolveu-se em dois momentos: I. A construção do ECIP; II. A implementação do ECIP nos cenários de prática. Os dados foram produzidos em reuniões, oficinas e grupos focais e apreendidos por meio da observação participante com registro em diário de campo e gravação em dispositivo móvel e analisados à luz do referencial teórico da formação em saúde, da educação interprofissional e dos princípios, domínios e competências do Interprofessional Education Collaborative (IPEC) e metodológico da pesquisa-intervenção e compreensiva da hermenêutica dialética. O ECIP foi construído e implementado com a implicação dos atores envolvidos e a superação de limitações organizacionais e políticas. A experiência do ECIP favoreceu aos discentes o desenvolvimento e a manifestação de conhecimentos, atitudes e habilidades que forjaram competências colaborativas para o trabalho em equipe interprofissional. O ECIP dos cursos de graduação em saúde do CAV/UFPE é possível e promoveu nos discentes o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe interprofissional. The model of higher education of health professionals in Brazil happens hegemony of form is uniprofissional. In the world, teaching in health reform passed out of reductionist models for transformers in which Interprofessional Education (EIP) is recognized as a potential in that reorientation training model, aiming at developing skills for teamwork within the trade. The objective of analyze the process of construction, implementation and developments of the proposal of the Interprofessional Curricular Internship (IPCI) of the undergraduate health courses of the Academic Center of Vitória of the Federal University of Pernambuco (CAV/UFPE). Qualitative study, developed through the intervention research, involving the courses (Bachelor of Nursing, Nutrition, Physical Education, Collective Health and Licentiate in Biological Sciences) of the CAV / UFPE, in inter-professional activities developed in the Family Health Strategy and in the elementary school in the district of Cajueiro in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE. Twenty-eight undergraduate students and five CAV / UFPE teachers, six health professionals and 11 municipal school teachers from June 2016 to June 2018 participated in the study. The study was developed in two moments: I. The construction of IPCI; II. The implementation of IPCI in practice scenarios. The data were produced at meetings, workshops and focus groups and were captured through participant observation with field journal recording and recording on mobile device and analyzed in the light of the theoretical reference of health training, inter-professional education and the principles, domains and competences of the Inter-professional Education Collaborative (IPEC) and methodological of research intervention and understanding the dialectical hermeneutics. IPCI was built and implemented with the implication of the actors involved and the overcoming of organizational and political constraints. The experience of the IPCI favored to the students the development and manifestation of knowledge, attitudes and skills that forged collaborative competences for the work in interprofessional team. The IPCI of the CAV / UFPE undergraduate courses in health is possible and promoted in the students the development of collaborative competences for interprofessional teamwork. 2019-09-10T21:38:33Z 2019-09-10T21:38:33Z 2018-07-31 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32484 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Enfermagem
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LIMA, Ana Wládia Silva de
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