Múltiplos olhares para a aprendizagem histórica : o conceito de nação através de evidências visuais
A intersecção entre ensinar, aprender e pesquisar História instigou a realização deste trabalho. Os percursos investigativos foram pensados a partir das dificuldades que os estudantes têm demonstrado na compreensão dos conceitos históricos e de seus usos em diferentes temporalidades e conteúdos curr...
Main Author: | ARAÚJO, Hugo Alexandre de |
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Other Authors: | LIMA, Marta Margarida de Andrade |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33198 |
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ir-123456789-331982019-09-19T05:07:07Z Múltiplos olhares para a aprendizagem histórica : o conceito de nação através de evidências visuais ARAÚJO, Hugo Alexandre de LIMA, Marta Margarida de Andrade http://lattes.cnpq.br/5883947096923038 http://lattes.cnpq.br/1258785825294835 História – Estudo e ensino Jogos educativos Avaliação de potencial de aprendizagem História – Conceitos Evidências históricas A intersecção entre ensinar, aprender e pesquisar História instigou a realização deste trabalho. Os percursos investigativos foram pensados a partir das dificuldades que os estudantes têm demonstrado na compreensão dos conceitos históricos e de seus usos em diferentes temporalidades e conteúdos curriculares. Objetivamos traçar, assim, caminhos didáticos que potencializem a aprendizagem histórica, contribuindo para a construção de relações conceituais mais ampliadas e, consequentemente, para uma percepção histórica mais sofisticada. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação como procedimento de investigação para observar e analisar como os estudantes lidam com as evidências históricas visuais, ao serem provocados por uma questão-problema referente ao conceito de Nação. O estudo foi realizado com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, mobilizada a solucionar um desafio vinculado ao conceito problematizado, através do uso de vinte fotografias como fontes históricas. Os critérios de seleção das fontes e a interpretação do trabalho de identificar, comparar, confrontar e argumentar realizado pelos alunos foram baseados em duas perspectivas teóricas, respectivamente: a) a discussão historiográfica do conceito de Nação; b) a possibilidade de utilização da fotografia como evidência histórica nas salas de aula. No conjunto dos procedimentos da pesquisa, também analisamos o livro didático utilizado pelo grupo de participantes, constatando a predominância da fotografia em relação a outros registros imagéticos, bem como, o descompasso entre as orientações metodológicas presentes no Manual do Professor e os seus usos ao longo da obra. Ao término, apresentamos o uso de um jogo composto por cartas, documentos e monumentos, como estratégia didática mobilizadora da compreensão conceitual pelos discentes, através do trabalho com evidências históricas na problematização e explicação de questões-problema referentes ao conhecimento histórico. CAPES The intersection between teaching, learning and research of history encouraged the completion of the present work. The investigative courses of this study were conceived from the so seen student’s difficulties about the understanding of the Historical concepts and the use of these concepts in different temporalities and curricular contents. Thereby, we aimed to map didactic schemes which enhance Historical learning, contributing to a broader construction of conceptual relationships and, hence, to a more sophisticated Historical perception. To accomplish what was previously presented, we developed an action research as a study procedure to observe and to analyze of how students deal with visual Historical evidences, when provoked by a problem-relating question referring to the concept of Nation. The study was carried out with a class from the 9th grade of Elementary School, mobilized to solve a challenge linked to the problematized concept, through the use of twenty photographs as Historical sources. The sources criteria selection and the interpretation of the work of identifying, comparing, confronting and arguing carried out by the students were based on two theoretical perspectives, respectively: a) the possibility of using photography as historical evidence in classrooms; b) the historiographical discussion of the concept of Nation. In the set of research procedures, we also analyzed the didactic book in use by the participant group of the study, noting the predominance of the photograph in relation to other imagery records, as well as the mismatch between the methodological guidelines presented in the "Teacher Manual" and its uses throughout the work. At the conclusion, we have presented the use of a game composed of monuments-documents-letters as a mobilizing didactic strategy for the students' conceptual understanding, through the work with historical evidences in the investigation, problematization and explanation of problem-related questions referring to historical knowledge. 2019-09-18T20:20:33Z 2019-09-18T20:20:33Z 2018-08-31 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33198 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) |
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REPOSITORIO UFPE |
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História – Estudo e ensino Jogos educativos Avaliação de potencial de aprendizagem História – Conceitos Evidências históricas |
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História – Estudo e ensino Jogos educativos Avaliação de potencial de aprendizagem História – Conceitos Evidências históricas ARAÚJO, Hugo Alexandre de Múltiplos olhares para a aprendizagem histórica : o conceito de nação através de evidências visuais |
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A intersecção entre ensinar, aprender e pesquisar História instigou a realização deste trabalho. Os percursos investigativos foram pensados a partir das dificuldades que os estudantes têm demonstrado na compreensão dos conceitos históricos e de seus usos em diferentes temporalidades e conteúdos curriculares. Objetivamos traçar, assim, caminhos didáticos que potencializem a aprendizagem histórica, contribuindo para a construção de relações conceituais mais ampliadas e, consequentemente, para uma percepção histórica mais sofisticada. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação como procedimento de investigação para observar e analisar como os estudantes lidam com as evidências históricas visuais, ao serem provocados por uma questão-problema referente ao conceito de Nação. O estudo foi realizado com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, mobilizada a solucionar um desafio vinculado ao conceito problematizado, através do uso de vinte fotografias como fontes históricas. Os critérios de seleção das fontes e a interpretação do trabalho de identificar, comparar, confrontar e argumentar realizado pelos alunos foram baseados em duas perspectivas teóricas, respectivamente: a) a discussão historiográfica do conceito de Nação; b) a possibilidade de utilização da fotografia como evidência histórica nas salas de aula. No conjunto dos procedimentos da pesquisa, também analisamos o livro didático utilizado pelo grupo de participantes, constatando a predominância da fotografia em relação a outros registros imagéticos, bem como, o descompasso entre as orientações metodológicas presentes no Manual do Professor e os seus usos ao longo da obra. Ao término, apresentamos o uso de um jogo composto por cartas, documentos e monumentos, como estratégia didática mobilizadora da compreensão conceitual pelos discentes, através do trabalho com evidências históricas na problematização e explicação de questões-problema referentes ao conhecimento histórico. |
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