Monitoramento de Mídias Sociais: Aplicação no Blog vernasunhas.blogspot.com
Parte do pressuposto de que o monitoramento das mídias sociais, assim como o estudo de usuários/clientes são uma eficiente e eficaz prática de gestão. Identifica e utiliza, ao considerar como ferramentas de análise da web, as métricas fornecidas pelo “Google Analytics” e “Blogger”. Classifica as mét...
Main Author: | Lima, Bárbara Monteiro de |
---|---|
Other Authors: | Santana Jr, Célio Andrade de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34824 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-34824 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-348242019-10-24T05:05:33Z Monitoramento de Mídias Sociais: Aplicação no Blog vernasunhas.blogspot.com Lima, Bárbara Monteiro de Santana Jr, Célio Andrade de Salcedo, Diego Andres http://lattes.cnpq.br/3656327420806840 http://lattes.cnpq.br/6871433739604898 Blogs Gestão da Informação Monitoramento de Mídias Sociais Estudo do Usuário Ciência da Informação Marketing Métricas Web Analytics ::Ciências Sociais Aplicadas Parte do pressuposto de que o monitoramento das mídias sociais, assim como o estudo de usuários/clientes são uma eficiente e eficaz prática de gestão. Identifica e utiliza, ao considerar como ferramentas de análise da web, as métricas fornecidas pelo “Google Analytics” e “Blogger”. Classifica as métricas compiladas de acordo com a sua tipologia, dividindo-as em seis categorias: “frias”, “quentes”, “engajamento”, “adequação”, “alcance” e “influência”. Analisa essas métricas com o intuito de averiguar se elas são capazes de representar, de maneira fiel, a realidade. Para isso, o blog “vernasunhas” foi utilizado como estudo de caso de onde foram retirados os dados. Coletou os dados por meio da netnografia, mineração de repositório, análise temática por meio da pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. Assim, do ponto de vista metodológico versa sobre uma pesquisa com análises quantitativas e qualitativas, apresentando os dados em formas de tabelas e indicando o Retorno da Influência. Conclui que as métricas fornecidas pelas ferramentas de monitoramento das mídias sociais nem sempre refletem, de fato, o cenário real em que atua o gestor da informação. Assumes that the monitoring of social media, as well as the study of users/clients are an efficient and effective management practice. Identifies and uses, when considering them like tools for web analytics, the metrics provided by Google Analytics and Blogger. Sorts compiled metrics according to their typology, dividing them into six categories: "cold", "warm", "engagement", "adequation", "reach" and "influence". Analyzes these metrics in order to determine whether they are able to represent, faithfully, the reality. For this, the blog "vernasunhas" was used as a case study where the data were taken from. Collected data through netnography, mining repository, thematic analysis through pre-analysis, material exploration, processing and interpretation of the results. Thus, from a methodological point of view concerns a survey of quantitative and qualitative analysis, presenting the data through tables indicating the Return of Influence. Concludes that the metrics provided by social media monitoring tools do not always reflect, in fact, the real scenario in which the information manager operates. 2019-10-23T18:19:00Z 2019-10-23T18:19:00Z 2014-03-07 2019-10-16 bachelorThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34824 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 78p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Blogs Gestão da Informação Monitoramento de Mídias Sociais Estudo do Usuário Ciência da Informação Marketing Métricas Web Analytics ::Ciências Sociais Aplicadas |
spellingShingle |
Blogs Gestão da Informação Monitoramento de Mídias Sociais Estudo do Usuário Ciência da Informação Marketing Métricas Web Analytics ::Ciências Sociais Aplicadas Lima, Bárbara Monteiro de Monitoramento de Mídias Sociais: Aplicação no Blog vernasunhas.blogspot.com |
description |
Parte do pressuposto de que o monitoramento das mídias sociais, assim como o estudo de usuários/clientes são uma eficiente e eficaz prática de gestão. Identifica e utiliza, ao considerar como ferramentas de análise da web, as métricas fornecidas pelo “Google Analytics” e “Blogger”. Classifica as métricas compiladas de acordo com a sua tipologia, dividindo-as em seis categorias: “frias”, “quentes”, “engajamento”, “adequação”, “alcance” e “influência”. Analisa essas métricas com o intuito de averiguar se elas são capazes de representar, de maneira fiel, a realidade. Para isso, o blog “vernasunhas” foi utilizado como estudo de caso de onde foram retirados os dados. Coletou os dados por meio da netnografia, mineração de repositório, análise temática por meio da pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. Assim, do ponto de vista metodológico versa sobre uma pesquisa com análises quantitativas e qualitativas, apresentando os dados em formas de tabelas e indicando o Retorno da Influência. Conclui que as métricas fornecidas pelas ferramentas de monitoramento das mídias sociais nem sempre refletem, de fato, o cenário real em que atua o gestor da informação. |
author2 |
Santana Jr, Célio Andrade de |
format |
bachelorThesis |
author |
Lima, Bárbara Monteiro de |
author_sort |
Lima, Bárbara Monteiro de |
title |
Monitoramento de Mídias Sociais: Aplicação no Blog vernasunhas.blogspot.com |
title_short |
Monitoramento de Mídias Sociais: Aplicação no Blog vernasunhas.blogspot.com |
title_full |
Monitoramento de Mídias Sociais: Aplicação no Blog vernasunhas.blogspot.com |
title_fullStr |
Monitoramento de Mídias Sociais: Aplicação no Blog vernasunhas.blogspot.com |
title_full_unstemmed |
Monitoramento de Mídias Sociais: Aplicação no Blog vernasunhas.blogspot.com |
title_sort |
monitoramento de mídias sociais: aplicação no blog vernasunhas.blogspot.com |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34824 |
_version_ |
1648655055831695360 |
score |
13.657419 |