Ecologia de saberes matemáticos no ensino técnico integrado ao ensino médio
A questão inicial dessa pesquisa foi: como os saberes matemáticos são abordados nos componentes curriculares da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)? Procuramos investigar, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático (TAD), duas hipóteses: uma referente ao equipamento praxeológic...
Main Author: | BARROS, Alexandre Luis de Souza |
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Other Authors: | BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36077 |
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ir-123456789-360772020-01-18T05:17:09Z Ecologia de saberes matemáticos no ensino técnico integrado ao ensino médio BARROS, Alexandre Luis de Souza BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar http://lattes.cnpq.br/4871199588592149 http://lattes.cnpq.br/1264702708331679 Matemática – Estudo e ensino Ensino profissional Ensino médio UFPE - Pós-graduação A questão inicial dessa pesquisa foi: como os saberes matemáticos são abordados nos componentes curriculares da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)? Procuramos investigar, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático (TAD), duas hipóteses: uma referente ao equipamento praxeológico de alunos da EPTNM e outra sobre a existência de desconexão entre praxeologias pontuais de dois componentes curriculares, um da formação técnica e outra da formação geral, Topografia e Matemática, respectivamente. Para verificação da pertinência dessas hipóteses escolhemos nos debruçar sobre a Topografia estudada em um Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. O percurso metodológico da pesquisa contou com a realização de entrevista com o professor de topografia e observação de suas aulas, o que nos permitiu discutir com mais profundidade as hipóteses apresentadas. Seguiram-se a aplicação de teste de sondagem com estudantes do referido curso, análise de documentos de orientação curricular e livros didáticos. As respostas inadequadas dos alunos revelaram que o equipamento praxeológico mobilizado pelos participantes não era suficiente para responder às questões de topografia propostas nas aulas. Nesse teste, observamos que ora o aluno reconheceu a tarefa institucional proposta no teste de sondagem como outra tarefa ora os estudantes não conseguiram responder às tarefas. Caracterizamos as relações institucionais preconizadas pelo ensino de matemática por meio da análise dos documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais, Anos Finais); Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM); Orientações Educacionais Complementares ao PCNEM e Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Os resultados mostram um descompasso das técnicas apresentadas entre o ensino de Matemática e o campo profissional. A análise das organizações matemáticas estudadas em Topografia permitiu dar evidência à dimensão prática do discurso tecnológico teórico. Outro elemento importante foi o manuseio dos instrumentos topográficos. Os nossos resultados apontam para uma possível dialética entre técnicas e instrumentos em situações de uso de objetos matemáticos. Essa análise nos permite traçar características do modelo epistemológico dominante nessas instituições. Com o objetivo de não nos limitarmos à natureza observatória da pesquisa, apresentamos, de modo breve, possíveis atividades que trazem mudanças nesse modelo epistemológico dominante. The initial question of this research was: how are mathematical knowledge are approached in the curriculum components of Vocational Technical High School? This research investigated two hypothesis from the perspective of the Anthropological Theory of the Didactic (ATD). The first one is related to the praxeological equipment of students of Vo-Tech High School. The second is about the disconnection between punctual praxeologies of two curricular components, one of technical formation and the other of general instruction, Topography and Math respectively. In order to verify the relevance of these hypothesis we chose to investigate the Topography subject studied in a Full-Time Vo-Tech Agriculture High School. The methodological route of the research included an interview with the Topography teacher and observation of his classes, which allowed us to discuss more depthly the hypothesis presented. Then, a survey test was conducted among students of the referred course. Also the curriculum guidance documents and textbooks were analyzed. The inadequate student responses revealed that the praxeological equipment mobilized by the participants was not enough to answer the Topography questions proposed in class. In this test, we observed that sometimes the students misunderstood the task proposed in the survey test. Occasionally the students could not answer the tasks. We characterize the institutional relations recommended by mathematics teaching through the analysis of the documents: “Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental (PCNs)”, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), “Orientações Educacionais Complementares ao PCNEM” e “Orientações Curriculares para o Ensino Médio”. The results show a mismatch of the techniques presented between Mathematics teaching and the professional field. The analysis of the mathematical organizations studied in Topography allowed to give evidence to the practical dimension of the theoretical technological discourse. Another important element found was the handling of topographic instruments. Our results point to a possible dialectic between techniques and instruments in situations of use of mathematical objects. This analysis allows us to trace characteristics of the dominant epistemological model in these institutions. Aiming to not limit ourselves to the observational nature of the research, we briefly present possible activities that could bring changes to this dominant epistemological model. 2020-01-17T13:44:59Z 2020-01-17T13:44:59Z 2018-11-26 doctoralThesis BARROS,Alexandre Luis de Souza. Ecologia de saberes matemáticos no ensino técnico integrado ao ensino médio. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36077 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicas |
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Matemática – Estudo e ensino Ensino profissional Ensino médio UFPE - Pós-graduação |
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A questão inicial dessa pesquisa foi: como os saberes matemáticos são abordados nos componentes curriculares da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)? Procuramos investigar, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático (TAD), duas hipóteses: uma referente ao equipamento praxeológico de alunos da EPTNM e outra sobre a existência de desconexão entre praxeologias pontuais de dois componentes curriculares, um da formação técnica e outra da formação geral, Topografia e Matemática, respectivamente. Para verificação da pertinência dessas hipóteses escolhemos nos debruçar sobre a Topografia estudada em um Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. O percurso metodológico da pesquisa contou com a realização de entrevista com o professor de topografia e observação de suas aulas, o que nos permitiu discutir com mais profundidade as hipóteses apresentadas. Seguiram-se a aplicação de teste de sondagem com estudantes do referido curso, análise de documentos de orientação curricular e livros didáticos. As respostas inadequadas dos alunos revelaram que o equipamento praxeológico mobilizado pelos participantes não era suficiente para responder às questões de topografia propostas nas aulas. Nesse teste, observamos que ora o aluno reconheceu a tarefa institucional proposta no teste de sondagem como outra tarefa ora os estudantes não conseguiram responder às tarefas. Caracterizamos as relações institucionais preconizadas pelo ensino de matemática por meio da análise dos documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais, Anos Finais); Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM); Orientações Educacionais Complementares ao PCNEM e Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Os resultados mostram um descompasso das técnicas apresentadas entre o ensino de Matemática e o campo profissional. A análise das organizações matemáticas estudadas em Topografia permitiu dar evidência à dimensão prática do discurso tecnológico teórico. Outro elemento importante foi o manuseio dos instrumentos topográficos. Os nossos resultados apontam para uma possível dialética entre técnicas e instrumentos em situações de uso de objetos matemáticos. Essa análise nos permite traçar características do modelo epistemológico dominante nessas instituições. Com o objetivo de não nos limitarmos à natureza observatória da pesquisa, apresentamos, de modo breve, possíveis atividades que trazem mudanças nesse modelo epistemológico dominante. |
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