Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.
Com o advento da internet e das redes sociais, o mercado global vem sofrendo mudanças significativas. A fim de que as empresas consigam acompanhar a evolução do mercado e adaptarem-se a todas essas mudanças, surge a necessidade de intervenção de um agente externo específico para a área, o consult...
Main Author: | SOUSA JÚNIOR, João Henriques de |
---|---|
Other Authors: | SILVA JÚNIOR, Antônio de Souza |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36246 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Com o advento da internet e das redes sociais, o mercado global vem sofrendo mudanças
significativas. A fim de que as empresas consigam acompanhar a evolução do mercado e
adaptarem-se a todas essas mudanças, surge a necessidade de intervenção de um agente
externo específico para a área, o consultor em marketing. A partir da inserção das empresas
nas mídias e redes sociais virtuais, percebe-se o crescimento da necessidade de planejamentos
e estratégias destinadas à área do marketing digital. Dessa forma, este estudo procura analisar
e caracterizar qual o papel do profissional de consultoria em marketing atuante nas redes
sociais, em especial o Facebook, sob a concepção de consultores em marketing e empresários
do ramo de entretenimento de Caruaru, Pernambuco. O estudo baseou-se em pesquisa
bibliográfica, seguida de coleta de dados qualitativos através de entrevistas com profissionais,
sendo estes: quatro consultores em marketing e três clientes, empresários do ramo de
entretenimento da localidade escolhida. A partir da análise dos dados coletados foi possível
concluir que a maioria dos consultores entrevistados trabalha focado na consultoria de
aprendizagem, que fornece alternativas de soluções para a gerência selecionar a melhor
destas, baseando-se nas especificidades de cada caso diagnosticado. Além disso, percebe-se
que o papel dos consultores em marketing ainda não é bem definido, apesar de que há uma
percepção de que este destina-se mais ao planejamento estratégico desta área. Há uma
unanimidade quanto à importância da inserção das empresas na internet e, especialmente, no
Facebook, por, entre diversos motivos, ser a rede social com uma maior acessibilidade e
disponibilidade de ferramentas, bem como pela forte dinâmica e interação possíveis entre
empresa e cliente. Ressalta-se também a importância de preparo profissional para o
gerenciamento destas páginas, pois os riscos do mau uso da rede social pela organização
podem acabar com a boa imagem da empresa e a partir disso causar danos e prejuízos
irreparáveis. |
---|