Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.

Com o advento da internet e das redes sociais, o mercado global vem sofrendo mudanças significativas. A fim de que as empresas consigam acompanhar a evolução do mercado e adaptarem-se a todas essas mudanças, surge a necessidade de intervenção de um agente externo específico para a área, o consult...

Full description

Main Author: SOUSA JÚNIOR, João Henriques de
Other Authors: SILVA JÚNIOR, Antônio de Souza
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36246
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Com o advento da internet e das redes sociais, o mercado global vem sofrendo mudanças significativas. A fim de que as empresas consigam acompanhar a evolução do mercado e adaptarem-se a todas essas mudanças, surge a necessidade de intervenção de um agente externo específico para a área, o consultor em marketing. A partir da inserção das empresas nas mídias e redes sociais virtuais, percebe-se o crescimento da necessidade de planejamentos e estratégias destinadas à área do marketing digital. Dessa forma, este estudo procura analisar e caracterizar qual o papel do profissional de consultoria em marketing atuante nas redes sociais, em especial o Facebook, sob a concepção de consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru, Pernambuco. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica, seguida de coleta de dados qualitativos através de entrevistas com profissionais, sendo estes: quatro consultores em marketing e três clientes, empresários do ramo de entretenimento da localidade escolhida. A partir da análise dos dados coletados foi possível concluir que a maioria dos consultores entrevistados trabalha focado na consultoria de aprendizagem, que fornece alternativas de soluções para a gerência selecionar a melhor destas, baseando-se nas especificidades de cada caso diagnosticado. Além disso, percebe-se que o papel dos consultores em marketing ainda não é bem definido, apesar de que há uma percepção de que este destina-se mais ao planejamento estratégico desta área. Há uma unanimidade quanto à importância da inserção das empresas na internet e, especialmente, no Facebook, por, entre diversos motivos, ser a rede social com uma maior acessibilidade e disponibilidade de ferramentas, bem como pela forte dinâmica e interação possíveis entre empresa e cliente. Ressalta-se também a importância de preparo profissional para o gerenciamento destas páginas, pois os riscos do mau uso da rede social pela organização podem acabar com a boa imagem da empresa e a partir disso causar danos e prejuízos irreparáveis.