Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.

Com o advento da internet e das redes sociais, o mercado global vem sofrendo mudanças significativas. A fim de que as empresas consigam acompanhar a evolução do mercado e adaptarem-se a todas essas mudanças, surge a necessidade de intervenção de um agente externo específico para a área, o consult...

Full description

Main Author: SOUSA JÚNIOR, João Henriques de
Other Authors: SILVA JÚNIOR, Antônio de Souza
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36246
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-36246
recordtype dspace
spelling ir-123456789-362462020-02-01T05:13:41Z Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE. SOUSA JÚNIOR, João Henriques de SILVA JÚNIOR, Antônio de Souza http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4442948J6 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256876P6 Serviços de consultoria Marketing na Internet Redes sociais on-line Facebook (Rede social on-line) ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Com o advento da internet e das redes sociais, o mercado global vem sofrendo mudanças significativas. A fim de que as empresas consigam acompanhar a evolução do mercado e adaptarem-se a todas essas mudanças, surge a necessidade de intervenção de um agente externo específico para a área, o consultor em marketing. A partir da inserção das empresas nas mídias e redes sociais virtuais, percebe-se o crescimento da necessidade de planejamentos e estratégias destinadas à área do marketing digital. Dessa forma, este estudo procura analisar e caracterizar qual o papel do profissional de consultoria em marketing atuante nas redes sociais, em especial o Facebook, sob a concepção de consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru, Pernambuco. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica, seguida de coleta de dados qualitativos através de entrevistas com profissionais, sendo estes: quatro consultores em marketing e três clientes, empresários do ramo de entretenimento da localidade escolhida. A partir da análise dos dados coletados foi possível concluir que a maioria dos consultores entrevistados trabalha focado na consultoria de aprendizagem, que fornece alternativas de soluções para a gerência selecionar a melhor destas, baseando-se nas especificidades de cada caso diagnosticado. Além disso, percebe-se que o papel dos consultores em marketing ainda não é bem definido, apesar de que há uma percepção de que este destina-se mais ao planejamento estratégico desta área. Há uma unanimidade quanto à importância da inserção das empresas na internet e, especialmente, no Facebook, por, entre diversos motivos, ser a rede social com uma maior acessibilidade e disponibilidade de ferramentas, bem como pela forte dinâmica e interação possíveis entre empresa e cliente. Ressalta-se também a importância de preparo profissional para o gerenciamento destas páginas, pois os riscos do mau uso da rede social pela organização podem acabar com a boa imagem da empresa e a partir disso causar danos e prejuízos irreparáveis. With the advent of internet and social networks, the overall market has undergone significant changes. In order for companies to keep pace with market developments and adapt to all these changes comes the need for intervention of an external agent for the specific area, the marketing consultant. From the integration of companies in the media and virtual social networks, realizes the growth of the need for planning and strategies aimed at the digital marketing area. Thus, this study seeks to analyze and characterize the role of the professional marketing consultancy active in social networks, particularly Facebook, under the design consultants in marketing and business of the entertainment business Caruaru, Pernambuco. The study was based on a literature review followed by qualitative data from interviews with professionals, namely: four consultants in marketing and three customers, business Branch entertainment chosen locale. From the data analysis it was concluded that the majority of respondents consultants consulting work focused on learning, which provides alternative solutions for management to select the best of these, based on the specifics of each case diagnosed. Moreover, it is noticed that the role of consultants in marketing is not well defined, although there is a perception that this is aimed more at the strategic planning of this area. There is a consensus about the importance of integrating companies on the internet and particularly on Facebook, by, among many reasons, but social network with greater accessibility and availability of tools as well as by the strong dynamics and possible interaction between company and customer. Also emphasizes the importance of professional preparation for managing these pages, because the risks of misuse of social networking for the organization may end up with the good image of the company and from that cause damage and irreparable harm. 2020-01-31T19:40:10Z 2020-01-31T19:40:10Z 2014-02-27 2020-01-31 bachelorThesis SOUSA JÚNIOR, João Henriques de. Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE. Caruaru: O Autor, 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36246 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 91p. application/pdf
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Serviços de consultoria
Marketing na Internet
Redes sociais on-line
Facebook (Rede social on-line)
::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
spellingShingle Serviços de consultoria
Marketing na Internet
Redes sociais on-line
Facebook (Rede social on-line)
::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
SOUSA JÚNIOR, João Henriques de
Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.
description Com o advento da internet e das redes sociais, o mercado global vem sofrendo mudanças significativas. A fim de que as empresas consigam acompanhar a evolução do mercado e adaptarem-se a todas essas mudanças, surge a necessidade de intervenção de um agente externo específico para a área, o consultor em marketing. A partir da inserção das empresas nas mídias e redes sociais virtuais, percebe-se o crescimento da necessidade de planejamentos e estratégias destinadas à área do marketing digital. Dessa forma, este estudo procura analisar e caracterizar qual o papel do profissional de consultoria em marketing atuante nas redes sociais, em especial o Facebook, sob a concepção de consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru, Pernambuco. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica, seguida de coleta de dados qualitativos através de entrevistas com profissionais, sendo estes: quatro consultores em marketing e três clientes, empresários do ramo de entretenimento da localidade escolhida. A partir da análise dos dados coletados foi possível concluir que a maioria dos consultores entrevistados trabalha focado na consultoria de aprendizagem, que fornece alternativas de soluções para a gerência selecionar a melhor destas, baseando-se nas especificidades de cada caso diagnosticado. Além disso, percebe-se que o papel dos consultores em marketing ainda não é bem definido, apesar de que há uma percepção de que este destina-se mais ao planejamento estratégico desta área. Há uma unanimidade quanto à importância da inserção das empresas na internet e, especialmente, no Facebook, por, entre diversos motivos, ser a rede social com uma maior acessibilidade e disponibilidade de ferramentas, bem como pela forte dinâmica e interação possíveis entre empresa e cliente. Ressalta-se também a importância de preparo profissional para o gerenciamento destas páginas, pois os riscos do mau uso da rede social pela organização podem acabar com a boa imagem da empresa e a partir disso causar danos e prejuízos irreparáveis.
author2 SILVA JÚNIOR, Antônio de Souza
format bachelorThesis
author SOUSA JÚNIOR, João Henriques de
author_sort SOUSA JÚNIOR, João Henriques de
title Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.
title_short Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.
title_full Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.
title_fullStr Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.
title_full_unstemmed Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.
title_sort análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de caruaru/pe.
publishDate 2020
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36246
_version_ 1658901841895751680
score 13.657419