Projeto científico no ensino médio como ferramenta para aprendizagem de biologia
O ensino de Biologia se organiza ainda hoje de modo a privilegiar o estudo de conceitos, linguagens e metodologias que tornam as aprendizagens pouco eficientes e distantes da realidade do estudante. A proposta de uma abordagem de ensino que contemple discussões sobre interações Ciência – Tecnologia...
Main Author: | SOUZA, Mariana Vasconcelos de Paula |
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Other Authors: | FALCÃO, Emerson Peter da Silva |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36758 |
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Summary: |
O ensino de Biologia se organiza ainda hoje de modo a privilegiar o estudo de conceitos, linguagens e metodologias que tornam as aprendizagens pouco eficientes e distantes da realidade do estudante. A proposta de uma abordagem de ensino que contemple discussões sobre interações Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) vem ganhando cada vez mais destaque na educação científica no Brasil. Falar do ensino de Biologia requer o entendimento da importância da tecnologia, pois sua utilização permeia essa área da Ciência e através dela muitos avanços científicos ocorrem. A Bioquímica é uma das áreas da Biologia que merecem destaque, pois contempla conteúdos científicos que necessitam de abstração para o seu conhecimento e possui um grande potencial interdisciplinar. Além disso, essa área carece de recursos didáticos alinhados a realidade do aluno. Nesse sentido desenvolvemos um projeto por meio do ensino investigativo, que abordou a Bioquímica através do estudo de liquens e culminou com a produção de um livro paradidático feito pelos estudantes. A pesquisa realizada é uma pesquisa ação de cunho qualitativo e ocorreu em uma escola pública do ensino médio. Através do estudo de liquens associado à Bioquímica os alunos foram capazes de relacionar diferentes áreas da Biologia. Além disso, aprofundaram seus conhecimentos científicos e desenvolveram sua autonomia e protagonismo estudantil. |
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