A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica
As disciplinas de Ciências e Biologia proporcionam contextos singulares para a elaboração de aulas em ambientes não formais. A aula de campo, por exemplo, é uma alternativa bastante interessante para uma formação expressiva de conhecimentos. Este trabalho, acompanhou, explorou e analisou as verte...
Main Author: | CLEMENTINO, Jackson de Barros |
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Other Authors: | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924 |
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Summary: |
As disciplinas de Ciências e Biologia proporcionam contextos singulares para a elaboração de
aulas em ambientes não formais. A aula de campo, por exemplo, é uma alternativa bastante
interessante para uma formação expressiva de conhecimentos. Este trabalho, acompanhou,
explorou e analisou as vertentes da estratégia didática (aula de campo) pelas narrativas de
profissionais da educação no ensino básico. Os argumentos dos docentes foram alcançados por
meio de entrevistas buscando compreender o percurso acadêmico dos professores, seus
desafios, conquistas e o que os levou a chegar até a profissão docente. Tudo isso possibilitou
uma discussão quanto a atuação desses profissionais e a utilização da aula de campo como
ferramenta de ampliação do ensino e da aprendizagem. Constatou-se as barreiras para a
construção dessas aulas, mas principalmente as opiniões e histórias que aulas desse tipo
proporcionam. Logo se notou a relevância dessa estratégia no contexto educacional e as
diversas oportunidades surgidas por ela. Os profissionais de educação concordam com a
eficiência da aula de campo e apontam os ganhos do uso desse modelo em prol do melhor
desenvolvimento possível dos estudantes e mesmo professores. |
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