A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica

As disciplinas de Ciências e Biologia proporcionam contextos singulares para a elaboração de aulas em ambientes não formais. A aula de campo, por exemplo, é uma alternativa bastante interessante para uma formação expressiva de conhecimentos. Este trabalho, acompanhou, explorou e analisou as verte...

Full description

Main Author: CLEMENTINO, Jackson de Barros
Other Authors: SILVA, Luiz Augustinho Menezes da
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-36924
recordtype dspace
spelling ir-123456789-369242020-03-11T05:14:56Z A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica CLEMENTINO, Jackson de Barros SILVA, Luiz Augustinho Menezes da SILVA, Fred Brainer http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 http://lattes.cnpq.br/6348832855502465 Biologia- Estudo e Ensino Aprendizagem Aula Prática ::Ciências Biológicas As disciplinas de Ciências e Biologia proporcionam contextos singulares para a elaboração de aulas em ambientes não formais. A aula de campo, por exemplo, é uma alternativa bastante interessante para uma formação expressiva de conhecimentos. Este trabalho, acompanhou, explorou e analisou as vertentes da estratégia didática (aula de campo) pelas narrativas de profissionais da educação no ensino básico. Os argumentos dos docentes foram alcançados por meio de entrevistas buscando compreender o percurso acadêmico dos professores, seus desafios, conquistas e o que os levou a chegar até a profissão docente. Tudo isso possibilitou uma discussão quanto a atuação desses profissionais e a utilização da aula de campo como ferramenta de ampliação do ensino e da aprendizagem. Constatou-se as barreiras para a construção dessas aulas, mas principalmente as opiniões e histórias que aulas desse tipo proporcionam. Logo se notou a relevância dessa estratégia no contexto educacional e as diversas oportunidades surgidas por ela. Os profissionais de educação concordam com a eficiência da aula de campo e apontam os ganhos do uso desse modelo em prol do melhor desenvolvimento possível dos estudantes e mesmo professores. The Science and Biology subjects provide unique contexts for the elaboration of classes in nonformal environments. The field class, for example, is a very interesting alternative for an expressive knowledge formation. This work, followed, explored and analyzed the didactic strategy (field class) aspects by the narratives of education professionals in basic education. The teachers’s arguments were reached through interviews seeking to understand the academic path of teachers, their challenges, achievements and what led them to reach the teaching profession. All this made possible a discussion about the performance of these professionals and the use of the field class as a tool to expand teaching and learning. We found barriers to the construction of these classes, but especially the opinions and stories that such classes provide. It was soon noted the relevance of this strategy in the educational context and the various opportunities arising from it. Education professionals agree with the efficiency of the field class and point out the gains of using this model for the best possible development of students and teachers. 2020-03-10T18:09:24Z 2020-03-10T18:09:24Z 2019-12-06 2020-03-10 bachelorThesis CLEMENTINO, J. B. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 55 p. application/pdf
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Biologia- Estudo e Ensino
Aprendizagem
Aula Prática
::Ciências Biológicas
spellingShingle Biologia- Estudo e Ensino
Aprendizagem
Aula Prática
::Ciências Biológicas
CLEMENTINO, Jackson de Barros
A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica
description As disciplinas de Ciências e Biologia proporcionam contextos singulares para a elaboração de aulas em ambientes não formais. A aula de campo, por exemplo, é uma alternativa bastante interessante para uma formação expressiva de conhecimentos. Este trabalho, acompanhou, explorou e analisou as vertentes da estratégia didática (aula de campo) pelas narrativas de profissionais da educação no ensino básico. Os argumentos dos docentes foram alcançados por meio de entrevistas buscando compreender o percurso acadêmico dos professores, seus desafios, conquistas e o que os levou a chegar até a profissão docente. Tudo isso possibilitou uma discussão quanto a atuação desses profissionais e a utilização da aula de campo como ferramenta de ampliação do ensino e da aprendizagem. Constatou-se as barreiras para a construção dessas aulas, mas principalmente as opiniões e histórias que aulas desse tipo proporcionam. Logo se notou a relevância dessa estratégia no contexto educacional e as diversas oportunidades surgidas por ela. Os profissionais de educação concordam com a eficiência da aula de campo e apontam os ganhos do uso desse modelo em prol do melhor desenvolvimento possível dos estudantes e mesmo professores.
author2 SILVA, Luiz Augustinho Menezes da
format bachelorThesis
author CLEMENTINO, Jackson de Barros
author_sort CLEMENTINO, Jackson de Barros
title A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica
title_short A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica
title_full A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica
title_fullStr A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica
title_full_unstemmed A relevância da aula de campo no processo educacional de Ciências/Biologia pelo olhar de professores da Rede Básica
title_sort relevância da aula de campo no processo educacional de ciências/biologia pelo olhar de professores da rede básica
publishDate 2020
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36924
_version_ 1661517191195918336
score 13.657419