Entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA

LUCAS, Kenya Michelly Pereira Tabosa, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TABOSA, Kenya Michelly Pereira

Main Author: LUCAS, Kenya Michelly Pereira Tabosa
Other Authors: BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36951
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-36951
recordtype dspace
spelling ir-123456789-369512020-03-11T05:15:18Z Entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA LUCAS, Kenya Michelly Pereira Tabosa BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato http://lattes.cnpq.br/6448635200994996 http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 Professores – Formação - Caruaru (PE) Prática de ensino – Caruaru (PE) Ciência – estudo e ensino – Caruaru (PE) Matemática – Estudo e ensino Caruaru (PE) LUCAS, Kenya Michelly Pereira Tabosa, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TABOSA, Kenya Michelly Pereira A pesquisa apresenta uma discussão acerca da articulação entre teoria e prática no processo de formação de professores/as. Buscamos entender como os/as professores/as lidam com o pensar e o fazer docente; como, no cotidiano da sala de aula, se expressam as relações entre o que eles/elas anunciam na teoria e o que se efetiva em sua prática cotidiana. Para esse entendimento, o objetivo principal do estudo foi analisar as relações entre a teoria e a prática docente, nas Disciplinas de Metodologia do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino da Matemática, do curso de licenciatura em Pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA. Para perceber os fatores que contribuem para a prática docente, ancoramos a pesquisa em estudos sobre a formação docente. Fizemos um breve percurso histórico sobre a relação escola, Estado e o papel do/a professor/a e as propostas mais recentes, que enfatizam a perspectiva do/a profissional reflexivo/a, nas conduções dos trabalhos em sala de aula, apontando elementos constituintes das práticas docente e pedagógica. Para atingir os objetivos, desenvolvemos a pesquisa a partir da abordagem qualitativa, buscando chegar aos resultados, com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Fizemos análise de documentos institucionais, na intenção de perceber princípios norteadores da ação docente. Observamos o movimento da sala de aula, as relações estabelecidas pelo professor com seus/suas alunos/as, o diálogo com as teorias, articulando-as à prática docente, bem como seus gestos, e ações dentro da sala de aula; ouvimos, do professor e de seus/suas alunos/as, como percebiam as relações entre teoria e prática docente. A análise, através deste percurso metodológico, nos permitiu compreender que o professor fundamenta a prática na sua formação inicial; busca referências em professores/as que marcaram sua formação acadêmica, de maneira positiva; considera o que a instituição, onde atua, aponta como práticas esperadas e busca articular sua prática às referências teóricas estudadas. Estas considerações apontam para o fato de que a formação inicial, mais do que habilitar para uma ação docente, possibilita aos/às futuros/as professores/as a construção de práticas reflexivas, pensadas e ressignificadas, visando uma ação pautada em teorias que sejam corporificadas nestas práticas. The research presents a discussion about the articulation between theory and practice in the process of teacher education. We seek understand how teachers deal with thinking and doing teaching; how, in the daily life of the classroom, the relationships between what they announce in theory and what is effective in their daily practice are expressed. For this understanding, the main objective of the study was to analyze the relationship between theory and teaching practice, in the Methodology of Teaching Sciences and Methodology of Mathematics Teaching, of the degree course in Pedagogy of FAFICA / ASCES-UNITA. To understand the factors that contribute to teaching practice, we anchor the research in studies on teacher education. We made a brief historical background on the relationship school, state and the role of teacher and the most recent proposals, which emphasize the perspective of the reflective professional, in the conduction of classroom work, pointing out constituent elements of the teaching and pedagogical practices. To achieve the objectives, we developed the research from the qualitative approach, seeking to reach the results, based on Bardin Content Analysis. We made an analysis of institutional documents in order to understand the guiding principles of teaching action. We observe the movement of the classroom, the relationships established by the teacher with his / her students, the dialogue with the theories, articulating them to the teaching practice, as well as their gestures, and actions within the classroom; We heard from the teacher and his students how they perceived the relationship between theory and teaching practice. The analysis, through this methodological path, allowed us to understand that the teacher bases the practice in his initial formation; seeks references in teachers who have marked their academic background in a positive way; It considers what the institution, where it operates, points out as expected practices and seeks to articulate its practice to the theoretical references studied. These considerations point to the fact initial education, rather than enabling a teaching action, enables future teachers to build reflective, thoughtful and resignified practices, aiming at an based on theories that are embodied in thesepractices. 2020-03-10T21:58:58Z 2020-03-10T21:58:58Z 2019-12-18 masterThesis LUCAS,Kenya Michelly Pereira Tabosa. Entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36951 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Professores – Formação - Caruaru (PE)
Prática de ensino – Caruaru (PE)
Ciência – estudo e ensino – Caruaru (PE)
Matemática – Estudo e ensino Caruaru (PE)
spellingShingle Professores – Formação - Caruaru (PE)
Prática de ensino – Caruaru (PE)
Ciência – estudo e ensino – Caruaru (PE)
Matemática – Estudo e ensino Caruaru (PE)
LUCAS, Kenya Michelly Pereira Tabosa
Entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA
description LUCAS, Kenya Michelly Pereira Tabosa, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TABOSA, Kenya Michelly Pereira
author2 BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato
format masterThesis
author LUCAS, Kenya Michelly Pereira Tabosa
author_sort LUCAS, Kenya Michelly Pereira Tabosa
title Entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA
title_short Entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA
title_full Entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA
title_fullStr Entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA
title_full_unstemmed Entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da FAFICA/ASCES-UNITA
title_sort entre a teoria e a prática: uma análise sobre a prática pedagógica dos docentes das disciplinas de metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino da matemática do curso de licenciatura em pedagogia da fafica/asces-unita
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2020
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36951
_version_ 1661517156998709248
score 13.657419