SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software
Esta pesquisa de mestrado está firmada no contexto do ensino de Engenharia de Software (ES), tendo como motivação a necessidade de desenvolver competências técnicas e não técnicas nos alunos que pretendem atuar nessa área. A educação em Engenharia de Software, ao longo dos anos, tem incorporado nova...
Main Author: | MARTINS, Sandrine Ventura |
---|---|
Other Authors: | GARCIA, Vinicius Cardoso |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37909 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Esta pesquisa de mestrado está firmada no contexto do ensino de Engenharia de Software (ES), tendo como motivação a necessidade de desenvolver competências técnicas e não técnicas nos alunos que pretendem atuar nessa área. A educação em Engenharia de Software, ao longo dos anos, tem incorporado novas abordagens e técnicas visando a melhoria na qualidade do seu processo de ensino-aprendizagem. Essa mudança reflete a necessidade de se mudar as metodologias formais usadas em sala em de aula, o foco precisa ser tanto na teoria quanto na aprendizagem experiencial. Assim, neste trabalho, é proposto um framework composto por etapas baseadas no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act) para auxiliar o professor na construção de uma disciplina que leve em consideração o objetivo da disciplina e o aspecto prático da Engenharia de Software, utilizando as principais características do PBL (Problem Based Learning) na realização de um projeto. O framework foi aplicado em contexto real e seus resultados serão mostrados e discutidos. A avaliação foi feita através de um painel de especialistas e destaca que o framework permite que o professor conduza o processo de ensino de forma mais clara, fazendo com que o aprendizado, que ocorre no aluno, seja mais objetivo. |
---|