SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software
Esta pesquisa de mestrado está firmada no contexto do ensino de Engenharia de Software (ES), tendo como motivação a necessidade de desenvolver competências técnicas e não técnicas nos alunos que pretendem atuar nessa área. A educação em Engenharia de Software, ao longo dos anos, tem incorporado nova...
Main Author: | MARTINS, Sandrine Ventura |
---|---|
Other Authors: | GARCIA, Vinicius Cardoso |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37909 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-37909 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-379092020-09-11T05:10:51Z SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software MARTINS, Sandrine Ventura GARCIA, Vinicius Cardoso http://lattes.cnpq.br/3989518164012856 http://lattes.cnpq.br/6613487636748832 Engenharia de software Educação Esta pesquisa de mestrado está firmada no contexto do ensino de Engenharia de Software (ES), tendo como motivação a necessidade de desenvolver competências técnicas e não técnicas nos alunos que pretendem atuar nessa área. A educação em Engenharia de Software, ao longo dos anos, tem incorporado novas abordagens e técnicas visando a melhoria na qualidade do seu processo de ensino-aprendizagem. Essa mudança reflete a necessidade de se mudar as metodologias formais usadas em sala em de aula, o foco precisa ser tanto na teoria quanto na aprendizagem experiencial. Assim, neste trabalho, é proposto um framework composto por etapas baseadas no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act) para auxiliar o professor na construção de uma disciplina que leve em consideração o objetivo da disciplina e o aspecto prático da Engenharia de Software, utilizando as principais características do PBL (Problem Based Learning) na realização de um projeto. O framework foi aplicado em contexto real e seus resultados serão mostrados e discutidos. A avaliação foi feita através de um painel de especialistas e destaca que o framework permite que o professor conduza o processo de ensino de forma mais clara, fazendo com que o aprendizado, que ocorre no aluno, seja mais objetivo. FACEPE This master’s research is signed in the context of the teaching of Software Engineering (ES), having as motivation the need to develop technical and non-technical competencies in the students who intend to act in this area. The education in Software Engineering, over the years, has incorporated new approaches and techniques aimed at improving the quality of its teaching-learning process. This change reflects the need to change the formal methodologies used in class classroom, the focus needs to be both in theory and experiential learning. Thus, in this work, a framework consisting of steps based on the PDCA cycle (Plan – Do – Check – Act) is proposed to assist the teacher in the construction of a discipline that takes into consideration the objective of the discipline and the practical aspect of Software engineering, Using the main characteristics of the PBL (Problem Based Learning) in the realization of a project. The framework was applied in real context and its results will be shown and discussed. The evaluation was made through a panel of experts and highlights that the framework allows the teacher to conduct the teaching process more clearly, making learning, which occurs in the student, to be more objective. 2020-09-10T20:42:22Z 2020-09-10T20:42:22Z 2019-08-26 masterThesis MARTINS, Sandrine Ventura. SELF: um framework conceitual de apoio ao ensino de engenharia de software. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37909 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Engenharia de software Educação |
spellingShingle |
Engenharia de software Educação MARTINS, Sandrine Ventura SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software |
description |
Esta pesquisa de mestrado está firmada no contexto do ensino de Engenharia de Software (ES), tendo como motivação a necessidade de desenvolver competências técnicas e não técnicas nos alunos que pretendem atuar nessa área. A educação em Engenharia de Software, ao longo dos anos, tem incorporado novas abordagens e técnicas visando a melhoria na qualidade do seu processo de ensino-aprendizagem. Essa mudança reflete a necessidade de se mudar as metodologias formais usadas em sala em de aula, o foco precisa ser tanto na teoria quanto na aprendizagem experiencial. Assim, neste trabalho, é proposto um framework composto por etapas baseadas no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act) para auxiliar o professor na construção de uma disciplina que leve em consideração o objetivo da disciplina e o aspecto prático da Engenharia de Software, utilizando as principais características do PBL (Problem Based Learning) na realização de um projeto. O framework foi aplicado em contexto real e seus resultados serão mostrados e discutidos. A avaliação foi feita através de um painel de especialistas e destaca que o framework permite que o professor conduza o processo de ensino de forma mais clara, fazendo com que o aprendizado, que ocorre no aluno, seja mais objetivo. |
author2 |
GARCIA, Vinicius Cardoso |
format |
masterThesis |
author |
MARTINS, Sandrine Ventura |
author_sort |
MARTINS, Sandrine Ventura |
title |
SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software |
title_short |
SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software |
title_full |
SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software |
title_fullStr |
SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software |
title_full_unstemmed |
SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software |
title_sort |
self : um framework conceitual de apoio ao ensino de engenharia de software |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37909 |
_version_ |
1680625260476497920 |
score |
13.657419 |