A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia

O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Peda...

Full description

Main Authors: Miranda, Cláudia Queiroz, Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27219
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada.