A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Peda...
Main Authors: | Miranda, Cláudia Queiroz, Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27219 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-27219 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-272192020-06-03T11:04:14Z A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia A new look at portfolios in constructing the Pedagogy course final paper Miranda, Cláudia Queiroz Villas Boas, Benigna Maria de Freitas Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação Professores - formação Final course paper Assessment Teacher education O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. This article presents the results of a research that analyzed the process of analyzing portfolios in a different way to construct the Pedagogy Course Final Paper. Six newly graduated student-teachers and teacher-mediator perceptions are discussed. The course was offered by the Education College at the University of Brasilia and the local Educational Bureau to in-service teachers who worked in public elementary schools with grades one to four. The article analyses the procedures used by the student-teachers to analyze portfolios and the procedures used by the teacher-mediator to guide them in this process; as well as the difficulties and contributions that were observed. It could be observed that the process made room for the development of metacognition: assessment practices were reconsidered; opportunities for pedagogical differentiation were created; reflection was emphasized. 2017-12-07T04:49:30Z 2017-12-07T04:49:30Z 2008 Artigo Educ. Soc.,v.29,n.102,p.215-229,2008 http://repositorio.unb.br/handle/10482/27219 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011 pt Acesso Aberto application/pdf Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Portuguese |
topic |
Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação Professores - formação Final course paper Assessment Teacher education |
spellingShingle |
Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação Professores - formação Final course paper Assessment Teacher education Miranda, Cláudia Queiroz Villas Boas, Benigna Maria de Freitas A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia |
description |
O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. |
format |
Artigo |
author |
Miranda, Cláudia Queiroz Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
author_sort |
Miranda, Cláudia Queiroz |
title |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia |
title_short |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia |
title_full |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia |
title_fullStr |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia |
title_sort |
releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia |
publisher |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27219 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011 |
_version_ |
1672206135120101376 |
score |
13.657419 |