A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia

O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Peda...

Full description

Main Authors: Miranda, Cláudia Queiroz, Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27219
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-27219
recordtype dspace
spelling ir-10482-272192020-06-03T11:04:14Z A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia A new look at portfolios in constructing the Pedagogy course final paper Miranda, Cláudia Queiroz Villas Boas, Benigna Maria de Freitas Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação Professores - formação Final course paper Assessment Teacher education O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. This article presents the results of a research that analyzed the process of analyzing portfolios in a different way to construct the Pedagogy Course Final Paper. Six newly graduated student-teachers and teacher-mediator perceptions are discussed. The course was offered by the Education College at the University of Brasilia and the local Educational Bureau to in-service teachers who worked in public elementary schools with grades one to four. The article analyses the procedures used by the student-teachers to analyze portfolios and the procedures used by the teacher-mediator to guide them in this process; as well as the difficulties and contributions that were observed. It could be observed that the process made room for the development of metacognition: assessment practices were reconsidered; opportunities for pedagogical differentiation were created; reflection was emphasized. 2017-12-07T04:49:30Z 2017-12-07T04:49:30Z 2008 Artigo Educ. Soc.,v.29,n.102,p.215-229,2008 http://repositorio.unb.br/handle/10482/27219 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011 pt Acesso Aberto application/pdf Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação
Professores - formação
Final course paper
Assessment
Teacher education
spellingShingle Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação
Professores - formação
Final course paper
Assessment
Teacher education
Miranda, Cláudia Queiroz
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
description O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada.
format Artigo
author Miranda, Cláudia Queiroz
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_sort Miranda, Cláudia Queiroz
title A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title_short A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title_full A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title_fullStr A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title_full_unstemmed A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
title_sort releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
publisher Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27219
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011
_version_ 1672206135120101376
score 13.657419