Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada

O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis...

Full description

Main Authors: Garonce, Francisco Vieira, Santos, Gilberto Lacerda
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28374
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005
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Summary: O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.