Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada

O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis...

Full description

Main Authors: Garonce, Francisco Vieira, Santos, Gilberto Lacerda
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28374
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-28374
recordtype dspace
spelling ir-10482-283742020-11-03T20:14:43Z Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada Mediatic transposition : from conventional classroom to face-connected classroom La transposition mediatique : de la salle de classe conventionnelle à la salle de classe presentielle connectée Garonce, Francisco Vieira Santos, Gilberto Lacerda Transposição midiática Webconferência Ensino a distância Tecnologia educacional O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática. The focus of this article is to introduce the Mediatic Transposition concept referring to the results of a Brazilian research project that sought to identify impacts of Internet videoconferencing (web conferencing) use in education with an emphasis on the changing role of teachers brought on by this new technology. The ethnographic study identified how the teaching tasks changed when pupils and instructors interacted face to face, mediated by technology, using a synchronous communication tool in a hybrid mode of education. This new educational environment in cyberspace is the face-connected classroom. The research took as its starting point studies related to the Didactic Transposition (Chevallard, 1985) and the research addressed changes in teaching practices that were identified and analyzed, specifically those that impacted on the role of instructors during the transition from conventional to face-connected classrooms characterizing Mediatic Transposition. L'article présente le concept de Transposition Médiatique, à partir d'une recherche académique dont les résultats ont identifié les impacts de la téchnologie de la vidéoconférence par Internet, c'est-à-dire la webconférence, sur l'action éducative (mode d'enseigner) en metant l'accent sur l'évolution des rôles des enseignants. L'étude de cas, du type ethnographique, a montré la façon dont l'intervention de l'enseignant est modifiée par la situation éducative dans laquelle les étudiants et les enseignants intéragissent face à face, par le moyen de la technologie, de façon syncronisée et à distance. Cela caractérise l'éducation présentielle connectée. La recherche a eu comme point de départ la théorie de la Transposition Didactique (Chevallard, 1985) et a identifié et analysé les changements dans la pratique des enseignants, notamment dans leurs rôles, ce qui caractérise le phénomène de la Transposition Médiatique. 2017-12-07T04:58:52Z 2017-12-07T04:58:52Z 2012-12 Artigo GARONCE, Francisco; SANTOS, Gilberto Lacerda. Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1003-1017, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28374 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005 pt Acesso Aberto Educação & Sociedade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020. application/pdf Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Transposição midiática
Webconferência
Ensino a distância
Tecnologia educacional
spellingShingle Transposição midiática
Webconferência
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Garonce, Francisco Vieira
Santos, Gilberto Lacerda
Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
description O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.
format Artigo
author Garonce, Francisco Vieira
Santos, Gilberto Lacerda
author_sort Garonce, Francisco Vieira
title Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_short Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_full Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_fullStr Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_full_unstemmed Transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
title_sort transposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectada
publisher Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28374
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005
_version_ 1682612147316588544
score 13.657419