A relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciências
O artigo objetivou analisar o processo interdisciplinar de docentes e coordenador pedagógico no Ensino de Ciências Naturais nas séries finais do Ensino Fundamental. A interdisciplinaridade representa uma relação pedagógica dialógica, no qual o docente se apresenta como atuante, crítico e animador...
Main Author: | NASCIMENTO, Suelma Amorim do |
---|---|
Other Authors: | NEVES, Ricardo Ferreira das |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25262 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-25262 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-252622019-10-26T04:15:16Z A relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciências NASCIMENTO, Suelma Amorim do NEVES, Ricardo Ferreira das http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 Educação infantil Ensino de ciências naturais Educador infantil ::Ciências Biológicas O artigo objetivou analisar o processo interdisciplinar de docentes e coordenador pedagógico no Ensino de Ciências Naturais nas séries finais do Ensino Fundamental. A interdisciplinaridade representa uma relação pedagógica dialógica, no qual o docente se apresenta como atuante, crítico e animador no processo de ensino-aprendizagem escolar e que nas Ciências Naturais é sugerida no currículo de modo inter-relacionado. Os docentes e o coordenador pedagógico realizam práticas inovadoras com vistas à realidade contemporânea, cujas ações didáticas são realizadas pelos docentes de ciências, em que os estudantes são desafiados com situações problemáticas e impulsionados a refletirem em conjunto, dialogando entre eles, a partir de uma temática da atualidade. The article aims to analyze the interdisciplinary teaching and pedagogical coordinator in Natural Science Teaching in the final grades of elementary school. Interdisciplinarity is a dialogical pedagogical relationship, in which the teaching is presented as an active, critical and exciting in school teaching-learning process and in the Natural Sciences is suggested in an interrelated manner curriculum. The teachers and the pedagogical coordinator perform innovative practices with a view to contemporary reality, whose didactic activities are carried out by science teachers where students are challenged with difficult situations and driven to reflect together, talking among themselves, with today's theme . 2018-07-30T17:19:52Z 2018-07-30T17:19:52Z 2018-07-30 2015-07-15 bachelorThesis NASCIMENTO, S. A. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25262 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 26 p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Educação infantil Ensino de ciências naturais Educador infantil ::Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Educação infantil Ensino de ciências naturais Educador infantil ::Ciências Biológicas NASCIMENTO, Suelma Amorim do A relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciências |
description |
O artigo objetivou analisar o processo interdisciplinar de docentes e coordenador
pedagógico no Ensino de Ciências Naturais nas séries finais do Ensino Fundamental. A
interdisciplinaridade representa uma relação pedagógica dialógica, no qual o docente se
apresenta como atuante, crítico e animador no processo de ensino-aprendizagem escolar
e que nas Ciências Naturais é sugerida no currículo de modo inter-relacionado. Os
docentes e o coordenador pedagógico realizam práticas inovadoras com vistas à
realidade contemporânea, cujas ações didáticas são realizadas pelos docentes de
ciências, em que os estudantes são desafiados com situações problemáticas e
impulsionados a refletirem em conjunto, dialogando entre eles, a partir de uma temática
da atualidade. |
author2 |
NEVES, Ricardo Ferreira das |
format |
bachelorThesis |
author |
NASCIMENTO, Suelma Amorim do |
author_sort |
NASCIMENTO, Suelma Amorim do |
title |
A relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciências |
title_short |
A relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciências |
title_full |
A relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciências |
title_fullStr |
A relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
A relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciências |
title_sort |
relação docente e interdisciplinaridade: contribuições ao ensino de ciências |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25262 |
_version_ |
1648655376149643264 |
score |
13.657419 |