Efeitos do uso de sequência didática e jogos para o ensino da ortografia

A presente pesquisa buscou analisar o(s) efeito(s) de formas distintas de intervenção (Sequência didática e Jogos) na aprendizagem das regularidades ortográficas revelado(s) por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em 2 (duas) escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Nosso...

Full description

Main Author: SILVA, Cinthia Epitácio da
Other Authors: PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29905
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Summary: A presente pesquisa buscou analisar o(s) efeito(s) de formas distintas de intervenção (Sequência didática e Jogos) na aprendizagem das regularidades ortográficas revelado(s) por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em 2 (duas) escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Nosso marco teórico incorporou pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram, dessa pesquisa de intervenção, 20 crianças de escolas públicas municipais de Recife (10 crianças em cada escola). No início e no final das intervenções, nossa metodologia, constou das seguintes etapas: 1) Ditado de palavras em texto com lacunas; 2) Entrevista Clínica. As crianças foram selecionadas a partir de um ditado de texto com lacunas de palavras. Este ditado serviu para revelar a regularidade ortográfica que as crianças apresentavam maior dificuldade, em nosso caso, foram as regularidades contextuais: R brando, R em encontro consonantal, R em início de palavras, R em final de sílaba, R precedido das consoantes N, L ou S e R forte entre vogais. Além disto, também contribuiu na identificação e seleção das 5 crianças com maior dificuldade e as 5 crianças com menor dificuldade nessas regras em cada turma. Construímos dois instrumentos de intervenção: sequência didática (aplicada na Escola S) e jogos ortográficos (aplicados na Escola J), ambos abordando a regularidade contextual revelada pelas crianças como sendo a de maior dificuldade. Todos os encontros foram videogravados e analisados tendo como base a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que uso do R brando, R em encontro consonantal, R em início de palavras e R em final de sílaba foram as regras mais fáceis para todos os alunos com alto desempenho. Com exceção do R em final de sílaba, estas regras antes destacadas, também, foram as mais fáceis para os alunos com baixo desempenho. O emprego do R em início de sílabas precedido das consoantes N, L ou S e RR entre vogais foram as regras que apresentaram um pouco mais de dificuldade para as crianças com alto desempenho. Além dessas regras, o R em final de sílaba foram as regras que, também, apresentaram dificuldade para os estudantes com baixo desempenho. Os resultados evidenciaram uma semelhança quanto ao domínio ortográfico após a aplicação tanto da sequência didática quanto dos jogos ortográficos, porém eles também parecem indicar que de maneira geral, os alunos participantes dos jogos apresentaram uma leve diferença positiva, quando comparados com os participantes da sequência didática. Em relação às verbalizações, no início da pesquisa os alunos apresentaram Explicitações Sem Verbalizações em todas as regras abordadas, mas ao final da pesquisa, em ambos os campos de pesquisa, o quantitativo de alunos englobados nesta categoria diminuiu e passaram a apresentar Explicitações Verbais Diretas e Explicitações Verbais Após Manipulação. Mesmo assim, evidenciamos maior número de alunos da Escola S demonstrando maior apropriação das regras quando comparados com as crianças da Escola J.