Efeitos do uso de sequência didática e jogos para o ensino da ortografia

A presente pesquisa buscou analisar o(s) efeito(s) de formas distintas de intervenção (Sequência didática e Jogos) na aprendizagem das regularidades ortográficas revelado(s) por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em 2 (duas) escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Nosso...

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Main Author: SILVA, Cinthia Epitácio da
Other Authors: PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29905
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spelling ir-123456789-299052019-10-26T04:17:16Z Efeitos do uso de sequência didática e jogos para o ensino da ortografia SILVA, Cinthia Epitácio da PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves http://lattes.cnpq.br/7906374252073162 http://lattes.cnpq.br/7067577040419696 Língua portuguesa - Estudo e ensino Ortografia Didática Jogos educativos UFPE - Pós Graduação A presente pesquisa buscou analisar o(s) efeito(s) de formas distintas de intervenção (Sequência didática e Jogos) na aprendizagem das regularidades ortográficas revelado(s) por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em 2 (duas) escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Nosso marco teórico incorporou pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram, dessa pesquisa de intervenção, 20 crianças de escolas públicas municipais de Recife (10 crianças em cada escola). No início e no final das intervenções, nossa metodologia, constou das seguintes etapas: 1) Ditado de palavras em texto com lacunas; 2) Entrevista Clínica. As crianças foram selecionadas a partir de um ditado de texto com lacunas de palavras. Este ditado serviu para revelar a regularidade ortográfica que as crianças apresentavam maior dificuldade, em nosso caso, foram as regularidades contextuais: R brando, R em encontro consonantal, R em início de palavras, R em final de sílaba, R precedido das consoantes N, L ou S e R forte entre vogais. Além disto, também contribuiu na identificação e seleção das 5 crianças com maior dificuldade e as 5 crianças com menor dificuldade nessas regras em cada turma. Construímos dois instrumentos de intervenção: sequência didática (aplicada na Escola S) e jogos ortográficos (aplicados na Escola J), ambos abordando a regularidade contextual revelada pelas crianças como sendo a de maior dificuldade. Todos os encontros foram videogravados e analisados tendo como base a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que uso do R brando, R em encontro consonantal, R em início de palavras e R em final de sílaba foram as regras mais fáceis para todos os alunos com alto desempenho. Com exceção do R em final de sílaba, estas regras antes destacadas, também, foram as mais fáceis para os alunos com baixo desempenho. O emprego do R em início de sílabas precedido das consoantes N, L ou S e RR entre vogais foram as regras que apresentaram um pouco mais de dificuldade para as crianças com alto desempenho. Além dessas regras, o R em final de sílaba foram as regras que, também, apresentaram dificuldade para os estudantes com baixo desempenho. Os resultados evidenciaram uma semelhança quanto ao domínio ortográfico após a aplicação tanto da sequência didática quanto dos jogos ortográficos, porém eles também parecem indicar que de maneira geral, os alunos participantes dos jogos apresentaram uma leve diferença positiva, quando comparados com os participantes da sequência didática. Em relação às verbalizações, no início da pesquisa os alunos apresentaram Explicitações Sem Verbalizações em todas as regras abordadas, mas ao final da pesquisa, em ambos os campos de pesquisa, o quantitativo de alunos englobados nesta categoria diminuiu e passaram a apresentar Explicitações Verbais Diretas e Explicitações Verbais Após Manipulação. Mesmo assim, evidenciamos maior número de alunos da Escola S demonstrando maior apropriação das regras quando comparados com as crianças da Escola J. The present research sought to analyze the effect on distinct forms of intervention (Didactic sequence and Games) in the learning of orthographic regularities shown by students of the fourth grade of elementary school in two public schools in the Municipality of Recife. Our theoretical framework incorporated researches about the teaching and learning of orthography in the early years of Elementary School. There were twenty children from public schools in Recife (10 children from each school) participating in this intervention research. In the beginning and at the end of the interventions our methodology consisted of the following steps: 1) Dictation of words in text with blanks; 2) Clinical Interview. The children were selected from a dictation of text with word blanks. This dictation served to reveal the orthographic regularity where children presented the greatest difficulty, in our case, they were the contextual regularities: Briefly R, R in consonantal reunion, R in the beginning of words, R at the end of a syllable, R preceded by consonants, N, L or S and strong R between vowels. In addition, it also contributed to the identification and selection of the 5 children with greater difficulties and the 5 children with fewer difficulties in those rules in each team. We built two instruments of intervention: didactic sequence (applied in School S) and orthographic games (applied in School J), both addressing to the contextual regularity revealed by children as the one of greater difficulty. The results showed that the use of the briefly R, R in consonantal reunion, R in the beginning of words, and R at the end of a syllable were the easiest rules for all students with high performance. All meetings were videotaped and analyzed based on content analysis. With the exception of the R at the end of the syllable, these earlier rules were also the easiest for students with poor performance. The usage of R in the beginning of a syllable preceded by the consonants N, L or S and RR between vowels were the rules that presented a little more difficulty for children with high performance. In addition to these rules, the R at the end of a syllable was the rule that also presented difficulties for students with poor performance. The results evidenced a similarity to the orthographic domain after the application of both the didactic sequence and the orthographic games, but they also seem to indicate that, in a general, the students participating in the games presented a slight positive difference when compared to the participants in the didactic sequence. Regarding to the verbalizations, in the beginning of the research the students presented Explanations without verbalizations in all the rules covered, but at the end of the research, in both fields of research, the number of students included in this category decreased and started to present Direct Verb Explanations and Verbal Explanations After Manipulation. Even so, we evidenced a greater number of students of School S demonstrating greater ownership of the rules when compared to the children of School J. 2019-03-27T22:09:18Z 2019-03-27T22:09:18Z 2017-08-31 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29905 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao
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Ortografia
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UFPE - Pós Graduação
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SILVA, Cinthia Epitácio da
Efeitos do uso de sequência didática e jogos para o ensino da ortografia
description A presente pesquisa buscou analisar o(s) efeito(s) de formas distintas de intervenção (Sequência didática e Jogos) na aprendizagem das regularidades ortográficas revelado(s) por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em 2 (duas) escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Nosso marco teórico incorporou pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram, dessa pesquisa de intervenção, 20 crianças de escolas públicas municipais de Recife (10 crianças em cada escola). No início e no final das intervenções, nossa metodologia, constou das seguintes etapas: 1) Ditado de palavras em texto com lacunas; 2) Entrevista Clínica. As crianças foram selecionadas a partir de um ditado de texto com lacunas de palavras. Este ditado serviu para revelar a regularidade ortográfica que as crianças apresentavam maior dificuldade, em nosso caso, foram as regularidades contextuais: R brando, R em encontro consonantal, R em início de palavras, R em final de sílaba, R precedido das consoantes N, L ou S e R forte entre vogais. Além disto, também contribuiu na identificação e seleção das 5 crianças com maior dificuldade e as 5 crianças com menor dificuldade nessas regras em cada turma. Construímos dois instrumentos de intervenção: sequência didática (aplicada na Escola S) e jogos ortográficos (aplicados na Escola J), ambos abordando a regularidade contextual revelada pelas crianças como sendo a de maior dificuldade. Todos os encontros foram videogravados e analisados tendo como base a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que uso do R brando, R em encontro consonantal, R em início de palavras e R em final de sílaba foram as regras mais fáceis para todos os alunos com alto desempenho. Com exceção do R em final de sílaba, estas regras antes destacadas, também, foram as mais fáceis para os alunos com baixo desempenho. O emprego do R em início de sílabas precedido das consoantes N, L ou S e RR entre vogais foram as regras que apresentaram um pouco mais de dificuldade para as crianças com alto desempenho. Além dessas regras, o R em final de sílaba foram as regras que, também, apresentaram dificuldade para os estudantes com baixo desempenho. Os resultados evidenciaram uma semelhança quanto ao domínio ortográfico após a aplicação tanto da sequência didática quanto dos jogos ortográficos, porém eles também parecem indicar que de maneira geral, os alunos participantes dos jogos apresentaram uma leve diferença positiva, quando comparados com os participantes da sequência didática. Em relação às verbalizações, no início da pesquisa os alunos apresentaram Explicitações Sem Verbalizações em todas as regras abordadas, mas ao final da pesquisa, em ambos os campos de pesquisa, o quantitativo de alunos englobados nesta categoria diminuiu e passaram a apresentar Explicitações Verbais Diretas e Explicitações Verbais Após Manipulação. Mesmo assim, evidenciamos maior número de alunos da Escola S demonstrando maior apropriação das regras quando comparados com as crianças da Escola J.
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