Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental
A aproximação com a questão de pesquisa se deu através dos estudos oriundos da graduação que buscou analisar duas coleções de Matemática aprovadas nas avaliações do PNLD no período de 1999 a 2014. Potencializou-se o desejo de investigações no mestrado, a partir das questões sobre a profissionalizaçã...
Main Author: | SILVA, Marcos Aurélio Alves e |
---|---|
Other Authors: | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30631 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-30631 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-306312019-05-14T05:06:59Z Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental SILVA, Marcos Aurélio Alves e BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato http://lattes.cnpq.br/6744496597063679 http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 Professores – Formação – Caruaru (PE) Livros didáticos - Caruaru (PE) Matemática (Ensino fundamental) Prática de ensino – Caruaru (PE) Professores de matemática – Caruaru (PE) Professores de ensino fundamental – Caruaru (PE) A aproximação com a questão de pesquisa se deu através dos estudos oriundos da graduação que buscou analisar duas coleções de Matemática aprovadas nas avaliações do PNLD no período de 1999 a 2014. Potencializou-se o desejo de investigações no mestrado, a partir das questões sobre a profissionalização docente. Sendo assim, tivemos como questão de pesquisa: quais saberes docente os professores de Matemática mobilizam e o que podem revelar sobre a contribuição da sua formação no momento de escolha dos livros didáticos? A pesquisa teve como objetivo principal: analisar os saberes que os docentes de Matemática mobilizaram para a escolha dos livros didáticos- PNLD 2017. Trouxemos como fundamentação teórica, a profissionalização docente nas discussões sobre saberes docente, professor reflexivo e profissão. Apresentamos também a discussão em torno do instrumento didático-pedagógico, livro didático e o debate do PNLD e dos Guias do Livro Didático. A metodologia empregada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação não participante e a entrevista semiestruturada, realizada com os docentes que participaram do processo de escolha do livro didático. Para tratar os dados coletados utilizamos a análise de conteúdo por meio do procedimento da categorização. Os participantes expressaram certo desconforto no que diz respeito à forma adotada pela rede municipal de ensino no processo de escolha dos livros didáticos, e ainda, formações que visam apenas diagnosticar o ensino com o aluno e não auxiliam a prática docente. CAPES The approach to the research question was based on undergraduate studies that sought to analyze two mathematical collections approved in the PNLD evaluations from 1999 to 2014. The desire for research in the master's degree was strengthened, based on the questions about teacher professionalization. Thus, we had as a research question: which knowledge the teachers of Mathematics mobilize and what can they reveal about the contribution of their formation in the moment of choosing didactic books? The main objective of the research was to analyze the knowledge that teachers of Mathematics mobilized for the choice of Textbooks - PNLD 2017. We brought as theoretical foundation, the teacher professionalization in the discussions about teacher knowledge, reflective teacher and profession. We also present the discussion about the didactic-pedagogical instrument, didactic book and the debate of the PNLD and the Guides of the Didactic Book. The methodology used in the research had a qualitative approach, having as instruments of data collection the non-participant observation and the semi-structured interview, carried out with the teachers who participated in the process of choosing the didactic book. In order to treat the collected data we use content analysis through the categorization procedure. The participants expressed some discomfort regarding the form adopted by the municipal school system without the process of choosing didactic books, and also, formations that only aim diagnosis or teaching with the student and not auxiliary teaching practice. 2019-05-13T19:34:30Z 2019-05-13T19:34:30Z 2018-03-01 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30631 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Professores – Formação – Caruaru (PE) Livros didáticos - Caruaru (PE) Matemática (Ensino fundamental) Prática de ensino – Caruaru (PE) Professores de matemática – Caruaru (PE) Professores de ensino fundamental – Caruaru (PE) |
spellingShingle |
Professores – Formação – Caruaru (PE) Livros didáticos - Caruaru (PE) Matemática (Ensino fundamental) Prática de ensino – Caruaru (PE) Professores de matemática – Caruaru (PE) Professores de ensino fundamental – Caruaru (PE) SILVA, Marcos Aurélio Alves e Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental |
description |
A aproximação com a questão de pesquisa se deu através dos estudos oriundos da graduação que buscou analisar duas coleções de Matemática aprovadas nas avaliações do PNLD no período de 1999 a 2014. Potencializou-se o desejo de investigações no mestrado, a partir das questões sobre a profissionalização docente. Sendo assim, tivemos como questão de pesquisa: quais saberes docente os professores de Matemática mobilizam e o que podem revelar sobre a contribuição da sua formação no momento de escolha dos livros didáticos? A pesquisa teve como objetivo principal: analisar os saberes que os docentes de Matemática mobilizaram para a escolha dos livros didáticos- PNLD 2017. Trouxemos como fundamentação teórica, a profissionalização docente nas discussões sobre saberes docente, professor reflexivo e profissão. Apresentamos também a discussão em torno do instrumento didático-pedagógico, livro didático e o debate do PNLD e dos Guias do Livro Didático. A metodologia empregada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação não participante e a entrevista semiestruturada, realizada com os docentes que participaram do processo de escolha do livro didático. Para tratar os dados coletados utilizamos a análise de conteúdo por meio do procedimento da categorização. Os participantes expressaram certo desconforto no que diz respeito à forma adotada pela rede municipal de ensino no processo de escolha dos livros didáticos, e ainda, formações que visam apenas diagnosticar o ensino com o aluno e não auxiliam a prática docente. |
author2 |
BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato |
format |
masterThesis |
author |
SILVA, Marcos Aurélio Alves e |
author_sort |
SILVA, Marcos Aurélio Alves e |
title |
Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental |
title_short |
Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30631 |
_version_ |
1641987638135095296 |
score |
13.657419 |