Formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva

Esta pesquisa se insere no âmbito da formação de professores(as) na Licenciatura em Matemática, na perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, propõe compreender como a formação de professores(as) de Matemática habilita o(a) professor(a) para a Educação Inclusiva no contexto do ensino de Matemática pa...

Full description

Main Author: SILVA, Risonete Rodrigues da
Other Authors: BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34497
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Esta pesquisa se insere no âmbito da formação de professores(as) na Licenciatura em Matemática, na perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, propõe compreender como a formação de professores(as) de Matemática habilita o(a) professor(a) para a Educação Inclusiva no contexto do ensino de Matemática para Surdos(as). Apresenta como objetivos específicos: identificar a concepção que o(a) professor(a) de Matemática, em formação, tem sobre a Educação Inclusiva dos(as) Surdos(as); analisar como a formação de professores(as) de Matemática contribui para o ensino de Matemática para Surdos(as); identificar de que modo a formação de professores(as) de Matemática tem despertado a necessidade de um olhar diferenciado quanto à inclusão de Surdos(as) em escolas regulares. Tendo uma abordagem qualitativa, o campo de pesquisa foi o curso de Matemática da UFPE/CAA. Para a coleta de dados, foram usados questionários, entrevista semiestruturada e o Projeto Pedagógico do curso de Matemática da referida instituição. Após a coleta dos dados, foi realizada a análise de conteúdo por categorização, sinalizando que o(a) professor(a) em formação não se sente seguro para ensinar matemática a pessoas Surdas, apesar dos conhecimentos matemáticos adquiridos no curso e de ter cursado a disciplina de Libras com professores(as) fluentes na Libras. Nesse sentido, foi verificada que apenas alguns(as) graduandos(as) tiveram acesso as disciplinas eletivas direcionadas, exclusivamente, ao ensino das pessoas com deficiência, destacando-se, portanto, a necessidade de haver relação entre os conteúdos matemáticos e a Libras, devendo as demais disciplinas manter um diálogo com a temática da educação inclusiva.