Formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva

Esta pesquisa se insere no âmbito da formação de professores(as) na Licenciatura em Matemática, na perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, propõe compreender como a formação de professores(as) de Matemática habilita o(a) professor(a) para a Educação Inclusiva no contexto do ensino de Matemática pa...

Full description

Main Author: SILVA, Risonete Rodrigues da
Other Authors: BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34497
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-34497
recordtype dspace
spelling ir-123456789-344972019-10-12T05:17:45Z Formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva SILVA, Risonete Rodrigues da BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato http://lattes.cnpq.br/3089217051962418 http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 Professores – Formação (Caruaru-PE) Matemática – Estudo e ensino (Caruaru-PE) Educação inclusiva (Caruaru-PE) Estudantes surdos (Caruaru-PE) Esta pesquisa se insere no âmbito da formação de professores(as) na Licenciatura em Matemática, na perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, propõe compreender como a formação de professores(as) de Matemática habilita o(a) professor(a) para a Educação Inclusiva no contexto do ensino de Matemática para Surdos(as). Apresenta como objetivos específicos: identificar a concepção que o(a) professor(a) de Matemática, em formação, tem sobre a Educação Inclusiva dos(as) Surdos(as); analisar como a formação de professores(as) de Matemática contribui para o ensino de Matemática para Surdos(as); identificar de que modo a formação de professores(as) de Matemática tem despertado a necessidade de um olhar diferenciado quanto à inclusão de Surdos(as) em escolas regulares. Tendo uma abordagem qualitativa, o campo de pesquisa foi o curso de Matemática da UFPE/CAA. Para a coleta de dados, foram usados questionários, entrevista semiestruturada e o Projeto Pedagógico do curso de Matemática da referida instituição. Após a coleta dos dados, foi realizada a análise de conteúdo por categorização, sinalizando que o(a) professor(a) em formação não se sente seguro para ensinar matemática a pessoas Surdas, apesar dos conhecimentos matemáticos adquiridos no curso e de ter cursado a disciplina de Libras com professores(as) fluentes na Libras. Nesse sentido, foi verificada que apenas alguns(as) graduandos(as) tiveram acesso as disciplinas eletivas direcionadas, exclusivamente, ao ensino das pessoas com deficiência, destacando-se, portanto, a necessidade de haver relação entre os conteúdos matemáticos e a Libras, devendo as demais disciplinas manter um diálogo com a temática da educação inclusiva. This research is inserted in the scope of teacher’s formation in Mathematics Degree, from the perspective of inclusive education. Like this, proposes to understand how the math teacher’s formation enable the teacher for the inclusive education in the context of math teaching for deaf. Presents as specific objectives: identify the conception that the math teacher, in formation, have about the inclusive education for deaf; analyze how the math teacher’s formation contributes for the math teaching for deaf; identify how the math teacher’s formation has awakened the need for a differentiated look to the deaf’ inclusion in regular schools. Having a qualitative approach, the research field was the UFPE/CAA Mathematics Degree. For the data collection, questionnaires were used, structured interview and the Pedagogical Project of the mathematics degree of this institution. After the data collection, content analysis was performed by categorization, signaling that the teacher in formation does not feel safe to teach math to deaf people, although the knowledge acquired in the course and have taken the discipline of Libras with teachers fluent in Libras. In this sense, was verified that only a few graduates had access to the elective courses directed, exclusively, to teaching people with disabilities. Highlighting, therefore, the need for a relationship between mathematical content and Libras, and the other disciplines must maintain a dialogue with inclusive education. 2019-10-11T18:49:23Z 2019-10-11T18:49:23Z 2019-02-28 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34497 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Professores – Formação (Caruaru-PE)
Matemática – Estudo e ensino (Caruaru-PE)
Educação inclusiva (Caruaru-PE)
Estudantes surdos (Caruaru-PE)
spellingShingle Professores – Formação (Caruaru-PE)
Matemática – Estudo e ensino (Caruaru-PE)
Educação inclusiva (Caruaru-PE)
Estudantes surdos (Caruaru-PE)
SILVA, Risonete Rodrigues da
Formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva
description Esta pesquisa se insere no âmbito da formação de professores(as) na Licenciatura em Matemática, na perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, propõe compreender como a formação de professores(as) de Matemática habilita o(a) professor(a) para a Educação Inclusiva no contexto do ensino de Matemática para Surdos(as). Apresenta como objetivos específicos: identificar a concepção que o(a) professor(a) de Matemática, em formação, tem sobre a Educação Inclusiva dos(as) Surdos(as); analisar como a formação de professores(as) de Matemática contribui para o ensino de Matemática para Surdos(as); identificar de que modo a formação de professores(as) de Matemática tem despertado a necessidade de um olhar diferenciado quanto à inclusão de Surdos(as) em escolas regulares. Tendo uma abordagem qualitativa, o campo de pesquisa foi o curso de Matemática da UFPE/CAA. Para a coleta de dados, foram usados questionários, entrevista semiestruturada e o Projeto Pedagógico do curso de Matemática da referida instituição. Após a coleta dos dados, foi realizada a análise de conteúdo por categorização, sinalizando que o(a) professor(a) em formação não se sente seguro para ensinar matemática a pessoas Surdas, apesar dos conhecimentos matemáticos adquiridos no curso e de ter cursado a disciplina de Libras com professores(as) fluentes na Libras. Nesse sentido, foi verificada que apenas alguns(as) graduandos(as) tiveram acesso as disciplinas eletivas direcionadas, exclusivamente, ao ensino das pessoas com deficiência, destacando-se, portanto, a necessidade de haver relação entre os conteúdos matemáticos e a Libras, devendo as demais disciplinas manter um diálogo com a temática da educação inclusiva.
author2 BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato
format masterThesis
author SILVA, Risonete Rodrigues da
author_sort SILVA, Risonete Rodrigues da
title Formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva
title_short Formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva
title_full Formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva
title_fullStr Formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva
title_full_unstemmed Formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva
title_sort formação de professores de matemática e o ensino de matemática para estudantes surdos : reflexões acerca da educação inclusiva
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34497
_version_ 1648655066842791936
score 13.657419